Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Tabata Amaral grava vídeo cobrando Tarcísio em tarifaço de Trump

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) publicou um vídeo para o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), cobrando que o governante se posicione ao lado dos paulistas diante da guerra tarifária movida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

"Uma bomba atômica no Brasil e os Bolsonaros comemoram, mas deles eu não espero nada. Eu estou aqui para falar para o governador Tarcísio de Freitas, responsável pelo Estado brasileiro que mais exporta para os Estados Unidos. O governador Tarcísio está perdendo tempo, dando entrevista para dizer que a culpa das tarifas é do Lula", disse a deputada na gravação de três minutos, afirmando ainda não ser hora para "narrativas".

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Trump impôs sobretarifa de 50% aos produtos brasileiros exportados aos EUA, alegando ser uma resposta à "perseguição" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu por golpe de Estado no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em publicação nesta quarta, dia do anúncio da medida tributária, Tabata responsabilizou diretamente a ida do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aos Estados Unidos, que se mudou em fevereiro para o país em busca de sanções contra autoridades brasileiras para livrar o pai da prisão, pela crise tarifária.

"Bolsonaro mandou o filho aos EUA pra chorar no colo do Trump. O resultado? Tarifa de 50% contra o Brasil. Vejam aonde foi parar o plano dos patriotas: sacrificar a economia nacional em nome da impunidade. A incoerência é gritante: dizem amar o País, mas não hesitam em prejudicá-lo para alimentar a narrativa de perseguição", escreveu a deputada.

publicidade

Na gravação publicada na noite desta quinta, 10, Tabata voltou a falar da atuação de Eduardo nos Estados Unidos, pela qual é investigado pelo STF por buscar sanções contra autoridades do País, e sobre as respostas dos Poderes brasileiros frente à ameaça tributária.

A deputada apresentou dados com impactos de setores paulistas que serão atingidos caso a medida entre em vigor, em 1.º de agosto.

"Essa tarifa é uma chantagem, que faz o Brasil de refém. É uma vergonha que uma coisa dessa seja articulada por um ex-presidente da República. Não seja cúmplice. Esse vídeo não é um ataque. É um pedido de responsabilidade, de consciência, de autonomia. São Paulo precisa de um governador com autonomia, com liberdade para agir com firmeza quando os tempos exigem. Não baixa a cabeça, governador Tarciso. Haja. O futuro de milhares de paulistanos está sob a sua responsabilidade", concluiu a deputada.

publicidade

Tarcísio tem recebido críticas por culpar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela taxação. O próprio presidente, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad - que o chamou de "vassalo" -, a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, são alguns dos governistas que têm apontado as ações do governador como contrárias aos interesses dos paulistas, Estado mais rico do País.

Nesta sexta-feira, 11, Tarcísio afirmou que se reuniu com o encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos, Gabriel Escobar, em Brasília. Ele disse no X (antigo Twitter) que "a responsabilidade é de quem governa" e que vai abrir diálogo com as empresas paulistas sobre a tarifa.

"Conversamos sobre as consequências da tarifa para a indústria e o agronegócio brasileiro, além dos impactos para as empresas americanas", escreveu Tarcísio. "Vamos abrir diálogo com as empresas paulistas, lastreado em dados e argumentos consolidados, para buscar soluções efetivas."

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline