Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

STF tem menor número de processos em 33 anos; aponta balanço do 1º semestre

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). ministro Luís Roberto Barroso, apresentou nesta terça-feira, 1, dados sobre volume de processos direcionados à Corte. Conforme o relatório, houve redução em 9,6% do acervo de ações judiciais em relação ao final do ano passado, sendo 18,7 mil, no total, o menor número em 33 anos.

Segundo Barroso, tornar o balanço público visa dar ampla divulgação aos dados e à atuação do STF, além de fortalecer a transparência dos processos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Mesmo com a queda no número de processos acumulados, o STF recebeu 6,1% mais casos do que no mesmo período do ano passado. Segundo o Tribunal, esse aumento aconteceu por causa da grande quantidade de novos processos: foram 15,1 mil ao todo.

A classe processual que mais aumentou foi a das Reclamações. Já os Habeas Corpus e os Recursos Ordinários em Habeas Corpus, ambos ligados à área criminal, representaram 51% dos processos que chegaram ao STF. Por outro lado, as ações de controle concentrado de constitucionalidade corresponderam a apenas 1% do total.

Ainda assim, no primeiro semestre, o número de processos baixados (com decisão final e sem possibilidade de recurso) foi maior do que o de recebidos: foram pouco mais de 42 mil processos baixados, contra cerca de 41 mil recebidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Panorama geral

O Plenário do STF julgou 3,2 mil processos ao longo de 36 sessões presenciais e 27 virtuais. A Primeira Turma analisou 4,1 m il casos, e a Segunda, 3,9 mil.

Entre os temas com repercussão geral, ou seja, que afetam milhares de processos semelhantes em todo o país, 26 tiveram o mérito decidido, o que destravou mais de 82,7 mil ações que estavam paradas nos tribunais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros 44 temas passaram a seguir esse tipo de julgamento. Ao fim de junho, 137 temas com repercussão geral ainda aguardavam decisão.

Decisões colegiadas

O número de decisões colegiadas (em Plenário ou nas Turmas) cresceu 13,1% no primeiro semestre em relação ao mesmo período de 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As decisões monocráticas, tomadas individualmente pelos ministros, também subiram 5,6%. Essas decisões ainda podem ser contestadas por meio de recursos internos.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline