Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Sem mestrado nem doutorado: confira detalhes do currículo de Zanin, indicado de Lula para o STF

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O advogado Cristiano Zanin Martins, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Supremo Tribunal Federal (STF), não seguiu a vida acadêmica. Ele se formou em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1999, e depois disso não fez mestrado nem doutorado.

A carreira de mais de duas décadas anos foi construída na advocacia. Ele é descrito por pessoas próximas como um profissional dedicado, estudioso e "incansável".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Como antecipou a Coluna do Estadão, Lula revelou a ministros do Supremo que apresentaria o nome de Zanin ainda nesta semana.

Além de ter sido pioneiro em teses fixadas pelo STF na esteira da Operação Lava Jato, como a inconstitucionalidade da condução coercitiva e a revisão da prisão em segunda instância, o advogado tem no currículo outros casos de peso.

Antes de se lançar na área criminal, ao assumir a defesa de Lula na Lava Jato, sua especialidade era em litígios empresariais e recuperações judiciais. Esteve à frente da recuperação judicial da Varig, da falência da Transbrasil e da revisão do acordo de leniência da J&F.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já cacifado pelo desempenho na Lava Jato, foi contratado para defender autoridades como o governador de Alagoas Paulo Dantas, o ex-governador de Goiás Marconi Perillo, e o senegalês Lamine Diack, que foi membro do Comitê Olímpico Internacional.

Zanin trabalhou em mais de 100 processos no STF, onde agora pode ocupar uma cadeira. Suas teses fundamentaram o trancamento de dezenas de ações penais da Lava Jato.

Como advogado, participou da audiência pública convocada pelo Supremo para debater a implementação do juiz de garantias. O julgamento do caso foi pautado no tribunal para o dia 14 de junho, abrindo caminho para Zanin participar da votação se seu nome for aprovado a tempo no Senado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O futuro ministro também participou de outros casos famosos, como o espólio do fundador da fabricante de bicicletas Caloi e o processo contra o cartunista Nando Motta, autor da charge do "estupro culposo", sobre o caso Mari Ferrer.

Se for aprovado para o STF, Cristiano Zanin não será o único ministro sem credenciais acadêmicas. Rosa Weber e Dias Toffoli também não fizeram mestrado.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV