Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Saiba quem é o delegado que comanda a Interpol, que incluiu Zambelli em lista de procurados

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O delegado da Polícia Federal Valdecy Urquiza, de 43 anos, foi eleito secretário-geral da Interpol, em novembro do ano passado, em Glasgow (Escócia). Urquiza se tornou o primeiro representante de um país em desenvolvimento a ocupar o cargo nos 100 anos da Interpol.

O secretário-geral da Interpol é o principal executivo da organização, com mandato de cinco anos. Antes, Urquiza era diretor de Cooperação Internacional da Polícia Federal e foi vice-presidente da Interpol para as Américas de 2021-2024. O Brasil lançou a candidatura de Urquiza para o posto em setembro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na quinta-feira, 5, o nome da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. O alerta para foragido internacionais será espelhado em breve no site oficial da organização das polícias. A partir de agora, ela pode ser presa fora do Brasil.

Zambelli entrou para a relação de procurados por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que decretou a prisão preventiva da deputada e mandou a Polícia Federal descobrir sua localização e viabilizar o pedido de extradição.

Urquiza foi chefe da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal do Brasil e diretor-assistente na Diretoria de Crimes Organizados e Emergentes na sede da Interpol, em Lyon, França. No Brasil, liderou o Escritório Central Nacional da Interpol, a Divisão de Cooperação Policial Internacional, a Divisão de Relações Internacionais e a Diretoria de Tecnologia da Informação da Polícia Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com pós-graduações em Administração Pública pelo IBMEC e em Direito Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Urquiza é também ex-aluno da Academia Nacional do FBI, em Quantico, Virgínia, EUA.

Em novembro do ano passado, a Polícia Federal e o Ministério da Justiça afirmaram que a eleição de Urquiza "reflete a alta prioridade atribuída pelo governo brasileiro ao combate ao crime organizado transnacional, que tem na cooperação internacional, crescentemente, uma dimensão essencial"

De acordo com as entidades, a nomeação representa "o reconhecimento, pela comunidade internacional, do profissionalismo e da competência da Polícia Federal brasileira no enfrentamento à criminalidade, bem como de sua relevante contribuição ao trabalho da Interpol".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline