Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Relator da CPMI do INSS resgata discurso de Barroso contra Gilmar e provoca confusão na sessão

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O relator da CPMI do INSS, deputado Alfredo Gaspar (PL-AL), causou tumulto na comissão nesta sexta-feira, 27, após resgatar declaração do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso com críticas ao ministro Gilmar Mendes em 2018. A provocação levou a uma troca de insultos entre integrantes do colegiado.

Gaspar leu um discurso de Barroso, em que afirmou que Gilmar era uma "mistura de mal com o atraso e pitadas de psicopatia". O deputado Lindbergh Farias (PT-RJ) pediu que ele focasse na leitura do parecer. "Isso é um relatório ou um circo?", questionou o petista. "Deputado Lindinho, não estamos falando de Odebrecht", disse Gaspar. "Seu estuprador", respondeu Lindbergh, causando o tumulto. "Cale a sua boca, bandido", treplicou o relator.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Lindbergh foi identificado pelo codinome "lindinho" por delatores da Odebrecht na planilha de repasses de caixa 2 à candidatura do deputado pela empresa.

Com os ânimos exaltados, o presidente da CPMI, senador Carlos Viana (Podemos-MG), ameaçou retirar Lindbergh de sala. Ele recuou da decisão minutos depois, após apelos sucessivos de Paulo Pimenta (PT-RS), coordenador da bancada governista no colegiado.

Gaspar iniciou a leitura de seu parecer final no começo da manhã desta sexta-feira. Antes disso, para rebater críticas de Gilmar Mendes durante julgamento do plenário que reverteu a decisão de prorrogar a CPMI, o relator citou Barroso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Me deixe de fora desse seu mau sentimento. Você é uma pessoa horrível. Isso não tem nada a ver o que está sendo julgado", disse Barroso em sessão do STF, em 2018, durante julgamento sobre doações eleitorais. O bate-boca foi transmitido na época pela TV Justiça.

"A vida para Vossa Excelência é ofender as pessoas. Vossa Excelência é uma desonra para todos nós. Vossa Excelência desmoraliza o tribunal. Já ofendeu a presidente (Cármen Lúcia), ofendeu o ministro (Luiz) Fux, e agora me ofende. O senhor é a mistura do mal com o atraso e pitadas de psicopatia", acrescentou na ocasião.

Na sessão do STF realizada nesta quinta-feira, 26, Gilmar, diante de Viana e Gaspar, criticou o vazamento de dados do dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, pela CPMI do INSS. O julgamento era sobre a prorrogação do colegiado, que foi rejeitada pela Corte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV