Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
LEVANTAMENTO

Região tem queda de 3% no número de eleitores aptos a votar

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontam 342,1 mil títulos regularizados em 2025 contra 351,5 mil em 2024

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Região tem queda de 3% no número de eleitores aptos a votar
Autor Prazo final para tirar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral ou revisar dados encerra em 6 de maio - Foto: AGÊNCIA BRASIL

O número de eleitores aptos a votar em 28 municípios da região caiu 3% no comparativo entre 2024 e 2025. Conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no ano passado foram contabilizados 342,1 mil títulos regularizados contra 351,5 mil no ano anterior, o que representa uma redução de 9.438 eleitores. O índice regional supera a média estadual, que apresentou recuo de 2,4%, passando de 8,6 milhões para 8,4 milhões de votantes.

- LEIA MAIS: Eleitores devem ficar atentos a prazos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em Apucarana, o percentual de queda foi ainda mais acentuado. O município passou de 95,4 mil eleitores para 91,9 mil, registrando uma baixa de 3,4 mil títulos, o equivalente a 4%. No entanto, dados atualizados fornecidos pela 28ª Zona Eleitoral de Apucarana já apontam uma leve recuperação no número de eleitores ativos, que subiu para 92,1 mil neste ano. Além desses, outros 1.196 títulos estão suspensos no município devido a casos de conscrição, condenações criminais definitivas, improbidade administrativa ou recusa ao cumprimento de obrigações impostas a todos.

De acordo com o Fórum Eleitoral, o quantitativo de eleitores aptos e suspensos em Apucarana corresponde a quase 70% da população total, estimada em 134.306 habitantes pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O cenário de redução também foi observado em outras cidades vizinhas. Arapongas perdeu 2,6 mil eleitores aptos, uma redução de 3%, enquanto municípios de menor porte, como Marilândia do Sul e São João do Ivaí, registraram quedas de 4% em seus eleitorados.

PARANÁ

A queda no Paraná, que passou de 8,6 milhões para 8,4 milhões de eleitores, representou uma redução de 213.348 pessoas. Esse recuo de 2,4% no estado é significativamente maior que a média nacional, que ficou em 0,34%. Segundo o TSE, o cancelamento de mais de 328 mil títulos em maio de 2025, motivado pela ausência em três turnos consecutivos, contribuiu para esses números. Esses cidadãos podem regularizar a situação até o dia 6 de maio para garantir o direito ao voto nas eleições de 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Justiça Eleitoral espera recuperar parte desse contingente por meio da regularização de títulos e da mobilização do eleitorado jovem. O prazo final para tirar o primeiro título, transferir o domicílio eleitoral ou revisar dados também se encerra em 6 de maio. O procedimento pode ser realizado tanto de forma presencial quanto pelo sistema de Autoatendimento Eleitoral disponível no portal do TSE na internet.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline