MAIS LIDAS
VER TODOS

POLÍTICA

Quem é o búlgaro que teve extradição para a Espanha negada por Moraes

Vasil Georgiev Vasilev é acusado na Espanha de tráfico de drogas e reside no Brasil desde janeiro de 2023; ele foi preso em fevereiro deste ano

Rayanderson Guerra (via Agência Estado)

·
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)
Icone Camera Foto por © MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL
Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF)
Escrito por Rayanderson Guerra (via Agência Estado)
Publicado em 17.04.2025, 15:35:00 Editado em 17.04.2025, 15:35:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender a extradição do búlgaro Vasil Georgiev Vasilev, de 49 anos, como resposta à negativa de extradição do blogueiro bolsonarista, Oswaldo Eustáquio, pelo governo da Espanha. Vasilev foi preso em 18 de fevereiro deste ano, no Mato Grosso do Sul. Ele é acusado na Espanha de tráfico de drogas e reside no Brasil desde janeiro de 2023.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Moraes tem 'poderes excessivos' e STF enfrenta 'crescentes questionamentos', diz revista

De acordo com relato da Interpol, Vasil Georgiev Vasilev "participou do transporte até sua residência em Barcelona, de algumas malas que continham, no total, 52 kg de cocaína", em 26 de novembro de 2022. O acusado deveria entregar no dia seguinte, 27 de novembro, ao também investigado no caso Francisco López Dominguez.

continua após publicidade

As investigações apontam que Vasil foi filmado entrando com duas malas no condomínio que morava em Barcelona no dia 26. No dia seguinte, Francisco López Dominguez saiu do mesmo condomínio com o que as autoridades espanholas apontam ser as duas malas de Vasil. López Dominguez foi preso no mesmo dia.

O búlgaro permaneceu em Barcelona por alguns dias e depois viajou para Sofia, na Bulgária, onde permaneceu com sua família até o dia 21 de janeiro de 2023. Naquela data, ele, a mulher e o filho partiram para a Turquia, posteriormente para o Paraguai e, por fim, para o Brasil. Ao chegar no País, Vasil teria decidido, segundo sua defesa, permanecer como residente em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

À época, Vasil era sócio de uma empresa de transportes na cidade de Barcelona. Casado, o búlgaro têm dois filhos, um deles com autismo.

continua após publicidade

Atendendo a um pedido da Justiça da Espanha do dia 6 de novembro de 2024, o STF expediu um pedido de prisão contra Vasil no dia 28 de novembro de 2024. O mandado foi cumprido cerca de três meses depois, em 18 de fevereiro de 2025.

A defesa do búlgaro argumenta que não há provas concretas de entrega das malas com drogas por Vasil a Dominguez. "As imagens de câmeras de segurança apenas mostram Vasil ingressando no condomínio com malas, sem qualquer evidência de que fossem as mesmas encontradas com Francisco", diz a defesa.

Segundo o advogado Rodrigo Santana, há "falta de correlação direta entre Vasil e os entorpecentes apreendidos. Não há filmagens ou testemunhas que confirmem a suposta entrega das malas contendo droga. E há inconsistências na diligência de busca e apreensão: a polícia espanhola teria invadido o apartamento de Vasil sem prévia identificação precisa do imóvel, o que comprometeria a legalidade da prova coletada".

Em audiência de custódia, após a prisão determinada pelo Supremo, Vasil afirmou que trabalhava com transporte e com serviços de internet Bulgária e ganhava cerca de 5 mil euros.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Quem é o búlgaro que teve extradição para a Espanha negada por Moraes"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!