Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
NOVA DEPUTADA

Quem é a vereadora de Londrina que assume vaga de Gleisi na Câmara

Lenir de Assis é vereadora de quatro mandatos em Londrina; saiba mais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Quem é a vereadora de Londrina que assume vaga de Gleisi na Câmara
AutorLenir de Assis (PT-PR), nova deputada federal - Foto: Divulgação PT

A deputada federal Lenir de Assis (PT-PR) assume nesta terça-feira (11), em solenidade marcada para as 15h30, uma cadeia na Câmara Federal. Ela vai ocupar o lugar da ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann (PT-PR), empossada pelo presidente Lula na segunda-feira (10). Em suas redes sociais, a deputada Lenir assumiu o compromisso “de cuidado, de trabalho alinhado aos movimentos sociais, sindicais, de mulheres, pastorais, universidades, com o compromisso de melhorar a vida da nossa população”.

-LEIA MAIS: Gleisi Hoffmann assume ministério e promete 'ajudar' pauta econômica de Haddad

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Lenir foi eleita quatro vezes vereadora pelo PT, em Londrina (PR). O resultado do trabalho da parlamentar são os mais de 90 projetos aprovados, alguns deles focados em saúde pública, igualdade de gênero e direito das pessoas com deficiência. Destacam-se as leis Brilho de Luna – que garante condições diferenciadas nos hospitais para mães enlutadas; o Programa de Qualificação em Saúde Bucal de Deficientes; a criação do Programa de Saúde Mental nas Escolas; e o Programa de Apoio à Mulher em situação de violência doméstica e de vulnerabilidade socioeconômica.

Direito das Mulheres

Ao assumir como deputada federal, Lenir traz o compromisso de continuar trabalhando pela saúde, cultura, moradia, agricultura familiar e também pelas mulheres, que recebem uma atenção especial de seu mandato, principalmente no combate à violência e na promoção à qualidade de vida e segurança socioeconômica. “Daremos continuidade ao nosso trabalho de base agora na esfera federal, alinhados a políticas públicas e nessa perspectiva do direito das mulheres, contra a violência de gênero”, assegura Lenir.

publicidade

Câmara dos Deputados

A parlamentar está com boa expectativa diante do novo desafio. “Há uma grande expectativa em estar na Câmara Federal, integrar nossa bancada feminina, trabalhar com companheiras e companheiros combativos e alinhados ao projeto de governo do Presidente Lula”, comenta a deputada. Ela também compartilha: “Queremos trabalhar para aumentar o diálogo, solidificando a ponte entre o governo e vida dos brasileiros. Na Câmara é possível votar e debater leis que vão de encontro à necessidade das pessoas. Queremos que isso seja percebido pela população dos estados e municípios e temos bons exemplos, como é o caso da ex-presidenta Gleisi”, complementa.

Biografia

publicidade

Lenir de Assis vem de uma família numerosa e muito unida. Nasceu em Guaravera, distrito de Londrina-PR. Aos oito anos mudou-se com todos para o Parque Ouro Branco, em Londrina, onde mora na mesma casa até hoje com o pai, seu Benedito.

A trajetória de Lenir é construída na defesa das causas sociais e na luta pela garantia de direitos daqueles e daquelas que mais precisam. O inconformismo com a injustiça social começou na adolescência e a levou para os grupos de jovens, pastorais sociais, comunidades eclesiais de base, movimentos sociais, sindicais, de mulheres.

Entrou para o Partido dos Trabalhadores pelo qual foi eleita vereadora quatro vezes (2008, 2012, 2020, 2024). Em 2022, foi eleita suplente de deputada federal, com 17.103 votos.

publicidade

Fez graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Sociologia, com tema sobre o Movimento Sem Terra, sempre na Universidade Estadual de Londrina. Mantém uma relação estreita com as universidades. Em todos os seus mandatos, foi representante da Câmara de Vereadores no Conselho Universitário da Universidade Estadual de Londrina.

Suas principais causas são educação pública gratuita e de qualidade, autonomia das universidades públicas, saúde pública, saúde mental, emprego e renda, moradia, cultura, meio ambiente, agricultura familiar e agroecologia, Reforma Agrária.

Atua em defesa, especialmente, das periferias, juventudes, negros e negras, idosos, mulheres, indígenas, pessoas LGBTQIAP+, trabalhadores e trabalhadoras.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline