Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
ELEIÇÕES 2026

Pré-candidatos, Zema, Caiado e Ratinho pregam união e discursam contra Lula

Governadores buscam garantir apoios para concorrer na disputa pelo Palácio do Planalto no próximo ano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Pré-candidatos, Zema, Caiado e Ratinho pregam união e discursam contra Lula
AutorZema, Caiado e Ratinho Junior - Foto: Reprodução Facebook e AEN

Os três governadores pré-candidatos à Presidência da República em 2026, Ronaldo Caiado (União), de Goiás; Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais; e Ratinho Júnior (PSD), do Paraná, sinalizaram um pacto de união mútua caso algum deles chegue ao segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

-LEIA MAIS: Márcio França diz que quer disputar governo de SP em 2026 e aguarda aval de Lula

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em discurso na 90ª edição do Expozebu, que reúne figuras do agronegócio em Uberaba (MG), dois deles fizeram críticas a Lula e falaram em um união do grupo de centro-direita.

O primeiro deles foi Caiado. "Vocês podem ter certeza absoluta, cravarem e apostarem de que em 2026 a centro-direita chegará a subir no Planalto e chegará ao comando dessa Nação", discursou, reforçando a união entre os três. "Qualquer um de nós que for para o segundo turno terá o apoio de todos nós."

Zema foi o mais duro ao criticar Lula. "Ano que vem, Caiado, Ratinho, tenho certeza que nós estaremos tirando esse governo que persegue quem produz, persegue quem trabalha, e o Brasil não merece", afirmou.

publicidade

Durante o seu discurso, Zema aproveitou para manifestar apoio a Mateus Simões, seu atual vice-governador, para ser o seu sucessor em 2026.

"Como governador Caiado disse aqui, 26 está ali dobrando a esquina. Aqui em Minas, eu já disse que aquilo que está dando certo tem de continuar. Meu braço direito, Matheus Simões, tem sido uma peça fundamental e é quem, toda certeza tem condição de continuar esse trabalho em prol do agronegócio", disse Zema.

Ratinho evitou fazer menções ao governo e preferiu elogiar os outros governadores. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, esteve presente no Expozebu, num momento em que o partido busca melhor espaço na Esplanada dos Ministérios. "Mostramos ao país que, quando se governa com seriedade, o resultado é esse que entregamos", afirmou.

publicidade

O PSD cogita a retirada a depender do cenário político em 2026. Kassab cogita abrir mão da candidatura do partido à Presidência da República para apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), caso ele decida participar dessa mesma disputa, em 2026.

"Tarcísio tem dito que não é candidato. E o que eu sinto no partido, próprio Ratinho, todos, que o Tarcísio saindo, essa questão tem que ser discutida", afirmou Kassab.

Desses três, Caiado foi o primeiro a realizar um ato de pré-candidatura, no começo deste mês de abril. O evento foi realizado sem a presença de algumas das principais figuras do União Brasil, como o presidente do partido, Antônio Rueda, e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (AP).

publicidade

O recente recuo da indicação do líder do União na Câmara, Pedro Lucas Fernandes (MA), ao ministério da Comunicação e a escolha de um nome do segundo escalão (Frederico Siqueira Filho, ex-presidente da Telebras) para essa mesma pasta pode ser um sinal de um desembarque da legenda no governo - é o que diz Caiado a aliados.

Zema, por enquanto, é que o tem o apoio mais claro de que será candidato em outubro do próximo ano. Ao site de notícias Poder 360 no começo desse mês de abril, o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, disse que Zema será o candidato do partido em 2026.

A Expozebu, além de reunir governadores, produtores e lideranças do agronegócio brasileiro, atraiu alguns dos principais políticos do centro e da direita brasileira, entre eles Kassab, o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Pedro Lupion (PP-PR), e os ex-presidentes da Câmara Arthur Lira (PP-AL) e Eduardo Cunha (PRD-SP).

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline