MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

PF faz buscas em investigação de rachadinha com servidores fantasmas na Alap

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 13, a Operação Vinculum para investigar suspeitas de rachadinha na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap). O Estadão pediu manifestação da Assembleia do Amapá, o que não havia ocorrido até a publicação deste

Rayssa Motta (via Agência Estado)

·
Escrito por Rayssa Motta (via Agência Estado)
Publicado em 13.05.2025, 14:48:00 Editado em 13.05.2025, 14:56:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira, 13, a Operação Vinculum para investigar suspeitas de rachadinha na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap).

continua após publicidade

O Estadão pediu manifestação da Assembleia do Amapá, o que não havia ocorrido até a publicação deste texto. O espaço segue aberto.

Segundo o inquérito, cerca de R$ 50 mil vinham sendo desviados mensalmente com a indicação de servidores fantasmas.

continua após publicidade

São cumpridos seis mandados de busca e apreensão na Assembleia Legislativa e em endereços residenciais ligados aos investigados nos bairros Novo Buritizal e Pantanal, em Macapá.

A operação foi autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral, que também determinou o bloqueio de R$ 1,4 milhão em bens dos investigados.

A Polícia Federal está em busca de provas sobre o envolvimento de deputados no esquema.

continua após publicidade

A Vinculum é um desdobramento da Operação Pretium, deflagrada em março de 2023, que identificou crimes eleitorais, incluindo a nomeação para cargos comissionados de pessoas sem vínculo funcional efetivo com os gabinetes de deputados.

De acordo com as investigações, esses servidores fantasmas seriam obrigados a repassar parte dos salários a parlamentares ou a intermediários. O dinheiro seria usado em gastos pessoais e campanhas eleitorais.

Os crimes investigados são organização criminosa, corrupção eleitoral, falsidade ideológica eleitoral e corrupção de menores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "PF faz buscas em investigação de rachadinha com servidores fantasmas na Alap"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!