Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

PF diz que X permite financiamento de perfis bloqueados pelo STF

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Polícia Federal (PF) afirma que a rede social X vem permitindo que usuários financiem perfis bloqueados no Brasil por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A PF cita contas ligadas ao blogueiro Allan dos Santos, ao empresário Paulo Figueiredo Filho e ao jornalista Rodrigo Constantino.

A reportagem busca contato com o X e com os perfis citados no relatório da Polícia Federal.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A equipe de investigação da PF identificou que, apesar do bloqueio judicial, usuários conseguem acessar os perfis para apoiá-los por meio da funcionalidade assinatura. No caso de Allan dos Santos, também é possível fazer doações com criptomoedas, segundo a Polícia Federal.

"Ao invés de apenas ser exibida a mensagem indicando que a conta está retida, os perfis exibem alguns botões e informações que permitem, no Brasil, sem uso de VPN, aos usuários financiarem / apoiarem essas contas por meio da assinatura da plataforma X e, no caso de Allan Lopes dos Santos, o fornecimento de um endereço para o recebimento de valores em Bitcoin", diz o relatório da Polícia Federal.

Os investigadores afirmam ainda que foi identificada a exibição indevida de postagens da conta @allanldsantos para usuários no Brasil, mesmo sem o uso de VPN - ferramenta que permite omitir a localização de acesso à internet.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O relatório foi enviado em uma investigação aberta no ano passado depois que o empresário Elon Musk, dono do X, criticou decisões do ministro Alexandre de Moraes, classificadas por ele como "censura", e ameaçou devolver contas bloqueadas na plataforma por ordem do STF.

Em abril de 2024, a PF já havia identificado o descumprimento dos bloqueios impostos por Moraes. Segundo a Polícia Federal, o X flexibilizou restrições a perfis bloqueados e permitiu que as contas fizessem transmissões ao vivo na plataforma.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline