Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Paraná Pesquisas: no ES, Lula perderia para Michelle Bolsonaro e empataria com Tarcísio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta terça-feira, 3, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) perderia para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e empataria com Tarcísio de Freitas (Republicanos), no Estado do Espírito Santo, na disputa pela Presidência da República em 2026.

Em um cenário de primeiro turno contra a ex-primeira-dama, Lula obteve 29,8% das intenções de voto dos eleitores capixabas, enquanto Michelle Bolsonaro saiu em vantagem, com 38,5%. Ainda nessa simulação, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece com 10,1% das intenções de voto, o governador do Paraná, Ratinho Jr. (PSD), com 4,8%, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 3,2%. Dos entrevistados, 8,6% disseram votar em branco ou nulo e 4,9% não responderam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Já em um cenário com Tarcísio de Freitas, o presidente Lula tem 29,8% das intenções de voto e Tarcísio, 30,4%. As porcentagens configurariam um empate técnico levando em consideração a margem de erro de 2,6 pontos porcentuais da pesquisa.

Ainda nessa simulação, Ciro Gomes aparece com 10,5%, Ratinho Junior com 6,6% e Ronaldo Caiado com 2,5%. Além disso, 13,7% dos entrevistados declararam voto em branco ou nulo, e 6,1% não souberam ou não quiseram opinar.

A pesquisa também testou um cenário entre o presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Nessa simulação, Bolsonaro venceria a disputa com 46,1% das intenções de voto, enquanto Lula teria 29,5%. Em seguida, Ciro Gomes, com 8,9%, Ratinho Júnior, com 3%, e Ronaldo Caiado, com 1,4%. Os votos brancos ou nulos somam 7,4%, e 3,5% dos entrevistados disseram não saber ou preferiram não opinar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maioria no ES desaprova governo Lula

Além disso, o levantamento também mostrou como os capixabas avaliam o governo federal. De acordo com os dados, 57,2% dos eleitores do Espírito Santo desaprovam a gestão do presidente Lula, enquanto 39% dizem aprovar sua administração.

A análise segmentada por perfil demográfico revela que a desaprovação ao governo Lula é mais acentuada entre os homens, sendo 61,8% de desaprovação. Entre as mulheres, Lula teve uma taxa de aprovação de 42,4% contra 53,1% de reprovação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline