Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Motta acionou Itamaraty para tirar prefeitos brasileiros com segurança de Israel

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou na manhã desta sexta-feira, 13, que está em contato com o chefe do Itamaraty, o ministro Mauro Vieira, para "garantir a segurança e o retorno de todos os que estão em Israel", após prefeitos brasileiros precisarem se abrigar em bunkers devido aos ataques israelenses contra o Irã.

Uma comitiva formada por cerca de 25 prefeitos brasileiros viajou a Israel no domingo, 8, a convite do governo local, para conhecer modelos de segurança pública e inovações tecnológicas na área.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), que participa da comitiva, relatou ter sido acordado na madrugada de quinta-feira, 12, por sirenes que alertavam a população a buscar abrigo diante da ameaça de ataques aéreos.

"O prefeito de João Pessoa, na Paraíba, está aqui, está o prefeito de Macaé (RJ), está o prefeito de Nova Friburgo (RJ), tem representantes aqui de municípios do Paraguai, do Uruguai, da Argentina, da Colômbia, do Panamá", afirmou o prefeito de Belo Horizonte à Rádio Itatiaia.

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), afirmou em suas redes sociais que precisou se proteger em um abrigo universitário. Lucena disse que está em contato com Hugo Motta, e que o presidente da Câmara já acionou o Itamaraty para antecipar seu retorno ao Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O espaço aéreo está fechado e já tivemos contato com a embaixada sobre a possibilidade de antecipar o retorno, mas vamos ver como isso é possível", disse o prefeito paraibano.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), Motta informou que a Câmara dos Deputados está acompanhando o caso. O Estadão procurou o Itamaraty para saber quando está previsto o retorno dos brasileiros, mas ainda não obteve retorno.

Israel bombardeira o Irã

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Israel bombardeou diversos alvos no Irã, na madrugada desta sexta-feira (horário local, noite de quinta-feira no Brasil), no que chamou de "ataques preventivos" em meio ao acirramento das tensões no Oriente Médio. O governo israelense alertou sua população para o risco iminente de uma retaliação com "mísseis e drones" vindos do território iraniano.

Segundo o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, o alvo da operação intitulada "Nação de Leões" foi o programa nuclear do Irã, em uma "operação militar direcionada para reverter a ameaça iraniana à própria sobrevivência de Israel".

De acordo com a mídia estatal, o ataque resultou na morte dos dois mais altos líderes militares do Irã: o comandante das Forças Armadas, Mohammad Bagheri, e o comandante da Guarda Revolucionária, Hossein Salami. O general Gholamali Rashid, vice-comandante das Forças Armadas, também foi morto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As explosões foram ouvidas na capital iraniana, Teerã. Outros bombardeios aconteceram nas cidades de Tabriz, Isfahan, Kermanshah, Arak e Natanz. Em Trabiz e Natanz, os ataques foram dirigidos contra instalações nucleares.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline