Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Moraes revoga própria decisão que concedia prisão domiciliar a cidadão búlgaro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), revogou a decisão em que havia concedido prisão domiciliar ao cidadão búlgaro cujo processo de extradição pedido pela Espanha foi suspenso na última semana. Moraes paralisou o processo de Vasil Georgiev Vasilev depois de o país negar a extradição do blogueiro bolsonarista Oswaldo Eustáquio, foragido desde 2023.

"A ausência de endereço fixo do extraditando no Brasil, impossibilitando a efetivação da prisão domiciliar, cumulada com as demais medidas cautelares impostas, implica na manutenção da prisão preventiva", escreveu Moraes na decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A revogação foi assinada em 18 de abril, após o ministro constatar que Vasilev não tem endereço fixo no Brasil, o que impediria a prisão domiciliar. Com isso, Moraes decidiu manter a prisão do búlgaro em uma penitenciária de Ponta Porã (MS). A decisão foi publicada na última quarta-feira, 23.

Segundo Moraes, a manutenção da prisão preventiva não serve só como requisito ao trâmite do pedido de extradição, mas também "para evitar possível fuga do extraditando".

O ministro decidiu suspender a extradição de Vasil Georgiev Vasilev como resposta à negativa de extradição de Eustáquio, pelo governo da Espanha. Para o ministro, a decisão espanhola feriu o princípio da reciprocidade do tratado de extradição vigente entre as nações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Eustáquio é investigado no Brasil por crimes como ameaça, perseguição, incitação ao crime, associação criminosa e tentativa de abolir, por meios violentos, o Estado Democrático de Direito.

Prisão de Vasilev

Vasil Georgiev Vasilev foi preso em 18 de fevereiro de 2025, no Estado de Mato Grosso do Sul. Em 7 de abril, o ministro do STF solicitou a abertura de prazo de dez dias para a apresentação de defesa escrita por parte da defesa do extraditando. Na prática, o processo dele fica congelado com a decisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline