Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Moraes: Constituição de 88 garante que Brasil seja uma das maiores democracias do mundo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, afirmou nesta sexta-feira, 22, que o Brasil chega a 2025 com instituições independentes, uma economia em crescimento e com a sociedade civil atuante. Em sua avaliação, a Constituição delineou linhas importantes para se alcançar a plenitude democrática.

"Estamos no superávit, enquanto país, nós evoluímos. Não foram 37 anos de tranquilidade desde a promulgação da Constituição, mas as balizas da Constituição de 88 garantiram que, independentemente de problemas, o Brasil é uma das maiores democracias do mundo", disse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Moraes participa do 24º Fórum Empresarial Lide, que é realizado na zona sul do Rio de Janeiro. Em sua fala, defendeu que é preciso usar os instrumentos previstos na Constituição nos momentos em que não há tranquilidade.

"A normalidade democrática não significa tranquilidade, significa saber reagir à turbulência. Temos, atualmente, uma nociva polarização política que gera reflexos que precisamos superar", defendeu. "A história nos ensina que impunidade, omissão e covardia podem num primeiro momento parecer o caminho mais rápido, mas isso é falso. Todos os países que optarem pela impunidade, omissão e covardia corroeram a democracia", alertou

Moraes lembrou que nenhuma grande democracia sofreu dois impeachments num período de 37 anos, mas que mesmo assim o país alcançou resultados em níveis não vistos em nenhum país do mundo. Ele exemplificou os aprendizados durante a pandemia, quando o Sistema Único de Saúde (SUS) funcionou muito bem, segundo o ministro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline