Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Michelle Bolsonaro lidera a disputa pelo Senado no DF, aponta pesquisa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) lidera a disputa pelo Senado no Distrito Federal (DF) em 2026, com 42,8% das intenções de voto, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 9, pelo instituto Paraná Pesquisas. Em seguida, o atual governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), aparece com 36,5%.

Ainda neste cenário, a senadora Leila Barros (PDT-DF) aparece com 29,7% das intenções de voto, seguida pelas deputadas federais Erika Kokay (PT-DF), com 24%, e Bia Kicis (PL-DF), com 18,3%. A vice-presidente do PT no DF, Rosilene Corrêa, tem 6,5%. Votos em branco ou nulo somam 7,6%, enquanto 4,3% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Em um segundo cenário, sem Michelle Bolsonaro, Ibaneis Rocha e o deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) aparecem tecnicamente empatados, com 35,3% e 36% das intenções de voto, respectivamente. A diferença entre eles está dentro da margem de erro da pesquisa, de 2,6 pontos porcentuais.

Na sequência, estão Leila Barros (26,7%), Erika Kokay (21,7%), Bia Kicis (17,1%), o senador Izalci Lucas (PL-DF), com 16%, e Rosilene Corrêa, com 5,3%. Votos em branco ou nulo somam 7,5%, enquanto 4,6% não souberam ou não opinaram.

Governo do Distrito Federal

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa também simulou os cenários para eleições para governador distrital. A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), lidera, com 31,1% da intenções de voto. Na sequência, estão o deputado Fred Linhares, com 21,5%, o ex-governador José Roberto Arruda (PL), que aparece com 15,3%, e Leandro Grass (PV), presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, com 8,4%.

Em um segundo cenário, Celina aparece com 34,4%, à frente de Fred Linhares, que registra 26%. Leandro Grass tem 8,9% e Izalci Lucas, 7,2%. A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) aparece com 5,3% e Ricardo Cappelli (PSB), presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, com 5,1%. Os que não souberam ou não opinaram somam 4,4%, enquanto votos em branco ou nulo totalizam 8,7%.

Em um terceiro cenário, Celina Leão tem 42,8% das intenções de voto. Izalci Lucas tem 9,9%, Leandro Grass, 9,8%, seguido pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), com 6,7%; Paula Belmonte, com 6,3%; e Ricardo Cappelli, com 5,5%. Os que não opinaram somam 6%, e votos em branco ou nulos chegam a 12,9%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Avaliação

Os entrevistados também avaliaram a gestão do governador Ibaneis Rocha no Distrito Federal. Para 40,7%, a administração é "ótima" ou "boa". Já 28,4% consideram o governo "ruim" ou "péssimo", enquanto 29,6% o classificam como "regular".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline