MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Mauro Cid é alvo de ação da PF por suspeita de planejar fuga; ex-ministro é preso

O tenente-coronel Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, é alvo de mandatos da Polícia Federal, nesta sexta-feira, 13. Inicialmente, investigadores disseram à TV Globo que Mauro Cid tinha sido preso. Minutos depois, a informação era d

Rayssa Motta (via Agência Estado)

·
Escrito por Rayssa Motta (via Agência Estado)
Publicado em 13.06.2025, 10:38:00 Editado em 13.06.2025, 10:53:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O tenente-coronel Mauro Barbosa Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, é alvo de mandatos da Polícia Federal, nesta sexta-feira, 13. Inicialmente, investigadores disseram à TV Globo que Mauro Cid tinha sido preso. Minutos depois, a informação era de que o mandado de prisão tinha sido revogado, portanto, ele nem chegou a ser detido. A defesa de Cid diz que ele deverá depor à Polícia Federal hoje, às 11h.

continua após publicidade

A operação da PF deflagrada nesta sexta é motivada pela investigação da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre uma suposta tentativa de Mauro Cid de obter cidadania portuguesa e, em seguida, fugir do Brasil.

A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta o ex-ministro do Turismo Gilson Machado no Recife (PE). Segundo a PF e a Procuradoria-Geral da República (PGR), ele tentou obter um passaporte português para o tenente-coronel Mauro Cid.

continua após publicidade

Mauro Cid, Bolsonaro e outras 29 pessoas são réus por uma tentativa de golpe de Estado para manter, segundo a PGR, o ex-presidente no poder após a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 2022.

De acordo com a Polícia Federal, informa a TV Globo, Gilson Machado teria atuado junto ao Consulado de Portugal em Recife (PE), em maio de 2025, a fim de obter a emissão de um passaporte português para Cid, o que teria a finalidade de viabilizar a saída dele do território nacional.

Procurada, a defesa De Mauro Cid nega que o tenente-coronel tenha pedido passaporte português ou tenha tentado deixar o País. Os advogados afirmam que ele tem cidadania portuguesa e a carteira de identidade de Portugal - e que isso foi informado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Mauro Cid é alvo de ação da PF por suspeita de planejar fuga; ex-ministro é preso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!