Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Maioria dos brasileiros não viu vídeos petistas com IA e ignora ações da comunicação do governo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A maioria dos brasileiros, o equivalente a 83%, afirma não ter visto peças criadas por inteligência artificial divulgadas pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Segundo resultado da mais recente pesquisa da Genial/Quest, divulgada nesta quarta-feira, 16, apenas 17% afirmaram ter conhecimento dos vídeos gerados por IA postados aliados do governo.

O PT tem usado produções do tipo para desgastar a oposição. As campanhas começaram com gravações que inflamavam o sentimento de "nós contra eles" e pediam a taxação dos super-ricos no País. Atualmente, o governo ataca opositores com peças de IA atribuindo aos bolsonaristas a culpa da sobretaxa de 50% dos produtos nacionais aplicada pelo presidente americano Donald Trump.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O estudo conduzido pela Genial/Quest, no entanto, apontou que dentre os petistas 85% relatam não ter visto nenhum vídeo feito por IA. Apenas 14% dos apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viram as postagens, 1% dos entrevistados optou por não responder.

Os dados são similares entre os bolsonaristas, 78% dos entrevistados não viram as peças criadas por IA, enquanto apenas 22% viram.

Apesar das propagandas não estarem atingindo a maior parte da população, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem se preocupado em responder as campanhas usando imagens e mensagens similares.

publicidade

Conteúdos sobre justiça tributária também não foram vistos por maioria

Os posts criados pela comunicação do governo Lula para propagar a agenda sobre justiça tributária por meio de campanha que pedia a taxação dos BBB (bilionários, bancos e bets) também não foram amplamente difundidos.

Dentre os entrevistados, 56% não sabiam dos esforços governistas que pediam taxação dos super-ricos e opunham "99% da população contra 1%". Enquanto isso, 43% dos entrevistados tiveram contato com a campanha e 1% não opinou.

publicidade

Mesmo entre os petistas a difusão não foi alta. Apenas 38% tinham conhecimento da campanha, enquanto 62% a desconheciam. Os dados são semelhantes entre os bolsonaristas: 36% sabiam dos esforços do PT que pediam justiça tributária e 63% dos entrevistados não acompanharam a divulgação. Por fim, 1% dos entrevistados nesta vertente não respondeu.

Os conteúdos sobre justiça tributária foram uma forma que o governo encontrou para contornar a derrota que o Congresso impôs ao impedir o aumento do IOF. Neste esforço, o governo teceu criticas a Hugo Motta (Republicanos-PB), presidente da Câmara dos Deputados.

Os conteúdos deste âmbito, no entanto, não foram vistos por 72% dos entrevistados e eram de conhecimento apenas de 25% dos participantes da pesquisa, 3% não opinou.

publicidade

Mesmo dentre os petistas, a maioria não viu as críticas ao presidente da Câmara. Ao todo, 76% dos apoiadores de Lula não conferiram a campanha enquanto apenas 21% dos entrevistados petistas tinham conhecimento e 3% não opinaram. Os bolsonaristas apresentam números parecidos: 70% não souberam dos embates com Motta e somente 26% conheciam a disputa, 4% dos entrevistados desta vertente política não opinaram.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline