Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Lupion: Com aprovação da MP da esplanada funções estratégicas retornam à Agricultura

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), disse que a Medida Provisória 1154/2023 da reestruturação do governo, aprovada ontem pela Câmara dos Deputados e nesta quinta-feira, 1º, pelo Senado, devolveu funções estratégicas ao Ministério da Agricultura.

"Fizemos críticas coerentes à MP, especialmente em relação à perda de força do Ministério da Agricultura. Mas o retorno das atribuições de abastecimento, preço mínimo e armazenagem para a pasta foram primordiais para nossa mudança de pensamento. São questões estratégicas, assim como o CAR, que segue para um Ministério técnico e os Estados vão fazer o processo dos produtores com alguma tranquilidade", afirmou Lupion, em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Inicialmente, a MP retirava do Ministério da Agricultura as áreas referentes ao abastecimento e seus desdobramentos, como a armazenagem, a garantia de preços mínimos e os estoques reguladores. O texto final, que segue para sanção presidencial, formalizou a gestão compartilhada da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entre o Ministério da Agricultura e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), vinculando as atribuições da estatal ligadas à agricultura empresarial à Agricultura e ficando sob responsabilidade do MDA, as atribuições da estatal relacionadas à agricultura familiar. O relatório também transferiu a gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e consequentemente do Programa de regularização Ambiental (PRA), do Ministério do Meio Ambiente para o Ministério da Gestão, Inovação e Serviços Públicos e o tema da demarcação das terras indígenas saiu do Ministério dos Povos Indígenas para o Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Na avaliação de Lupion, as modificações propostas no relatório do deputado federal Isnaldo Bulhões (MDB-AL), apoiadas pela FPA, permitiram ao Ministério da Agricultura retomar seu protagonismo e a ida do CAR para um ministério "neutro" possibilitará a continuidade do avanço na validação do cadastro dos produtores. Vice-presidente da Frente na Câmara, o deputado federal Arnaldo Jardim (CD-SP) classificou as alterações como "positivas". Ele vê retomada de parte da força do setor que havia sido dividida. "Estamos cientes de que as mudanças que a bancada sugeriu foram atendidas. O Mapa volta a ter a musculatura que merece por todo o serviço prestado ao Brasil", destacou.

Para o vice-presidente da FPA no Senado, Zequinha Marinho (PL-PA), as alterações da MP foram essenciais para sanar os "problemas gerados" pelo texto inicial. "A saída da Conab, do CAR, trouxeram preocupações. Apesar disso, o trabalho de negociação da Frente nos deu um relatório que traz otimismo e atende aos nossos anseios. Em função disso, temos a ideia de que houve avanço na MP, especialmente para que o setor agropecuário siga com segurança jurídica", disse Marinho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV