MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Lula viaja para o Canadá, onde participará da reunião do G7

Em meio às tensões no Oriente Médio, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou nesta segunda-feira, 16, pela manhã para o Canadá, onde participa da 51ª cúpula do G7, que começa na terça-feira, 17. O grupo, formado por Canadá, Japão, A

Elizabeth Lopes (via Agência Estado)

·
Escrito por Elizabeth Lopes (via Agência Estado)
Publicado em 16.06.2025, 08:33:00 Editado em 16.06.2025, 08:39:24
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em meio às tensões no Oriente Médio, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, embarcou nesta segunda-feira, 16, pela manhã para o Canadá, onde participa da 51ª cúpula do G7, que começa na terça-feira, 17. O grupo, formado por Canadá, Japão, Alemanha, Estados Unidos, França, Reino Unido e Itália, deve incluir nos principais temas de discussão o confronto no Oriente Médio. O Brasil participa como país convidado.

continua após publicidade

De acordo com a agenda oficial, o presidente brasileiro desembarca às 17 horas em Calgary (fuso horário de menos 3 horas), localizada a cerca de 100 quilômetros de Kananaskis, na província de Alberta, onde ocorrerá a cúpula.

Segundo o Itamaraty, ainda hoje está prevista uma recepção a Lula, às 17h30, oferecida pela premiê da província de Alberta, Danielle Smith, com a participação dos demais países convidados. E às 18h30, haverá um jantar de boas-vindas oferecido pela governadora-geral do Canadá, Mary Simon, na cidade de Calgary.

continua após publicidade

Esta é a nona vez que Lula é convidado a participar do evento. Além do Brasil, foram convidados líderes da África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Índia e México, além de dirigentes da ONU, Banco Mundial, Comissão Europeia e Conselho da União Europeia.

De acordo com o Itamaraty, o tema principal da reunião com o presidente Lula será a segurança energética, com ênfase em tecnologia e inovação, diversificação e viabilização de cadeias produtivas de minerais críticos, infraestrutura e investimento.

Também serão debatidas a preservação de florestas e a prevenção de incêndios.

Contudo, os conflitos entre Israel e Irã, a guerra entre Rússia e Ucrânia e os ataques de Israel em Gaza também estarão em pauta.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lula viaja para o Canadá, onde participará da reunião do G7"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!