Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
FRAUDE NO INSS

Lula pede ao STF anulação das ações de aposentados contra INSS

A ação se refere a fraude que aconteceram entre março de 2020 e março de 2025, quando aposentados passaram a ter valores descontados sem autorização

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Lula pede ao STF anulação das ações de aposentados contra INSS
Autor O pedido foi feito na quarta-feira (11) e também foi assinado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pela secretária-geral de Contencioso, Isadora Cartaxo de Arruda. - Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que sejam anuladas as decisões da Justiça que obrigam o governo e o INSS a devolver dinheiro de aposentados que sofreram descontos indevidos. O pedido foi feito na quarta-feira (11) e também foi assinado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pela secretária-geral de Contencioso, Isadora Cartaxo de Arruda.

?? LEIA MAIS: Idoso com deficiência visual é atingido por trem em Apucarana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A ação se refere a fraude que aconteceram entre março de 2020 e março de 2025, quando aposentados passaram a ter valores descontados de seus benefícios sem autorização, em nome de associações. Muitos descobriram depois que estavam sendo cobrados por serviços que nunca pediram.

?? Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

O governo diz que quer garantir a devolução dos valores aos prejudicados, mas de forma rápida e segura, sem que milhões de pessoas precisem entrar com processos na Justiça. Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), as decisões judiciais estão sendo diferentes umas das outras, e em algumas a devolução está sendo o dobro do valor descontado, com base no Código de Defesa do Consumidor. O governo argumenta que essa regra não se aplica a esse tipo de caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que é importante que o STF resolva isso logo, para proteger os aposentados e evitar um número enorme de ações na Justiça, que poderiam demorar anos para serem resolvidas.

Atualmente, o Conselho Nacional de Justiça calcula que existem mais de 4 milhões de processos sobre aposentadorias em andamento. O governo estima que, nos últimos cinco anos, cerca de 9 milhões de descontos associativos foram feitos nos benefícios do INSS.

Com informações do Metrópoles via SCC10

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline