MAIS LIDAS
VER TODOS

Fraude no INSS

Lula pede ao STF anulação das ações de aposentados contra INSS

A ação se refere a fraude que aconteceram entre março de 2020 e março de 2025, quando aposentados passaram a ter valores descontados sem autorização

Da Redação

·
O pedido foi feito na quarta-feira (11) e também foi assinado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pela secretária-geral de Contencioso, Isadora Cartaxo de Arruda.
Icone Camera Foto por Reprodução
O pedido foi feito na quarta-feira (11) e também foi assinado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pela secretária-geral de Contencioso, Isadora Cartaxo de Arruda.
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.06.2025, 20:23:11 Editado em 13.06.2025, 20:23:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entrou com um pedido no Supremo Tribunal Federal (STF) para que sejam anuladas as decisões da Justiça que obrigam o governo e o INSS a devolver dinheiro de aposentados que sofreram descontos indevidos. O pedido foi feito na quarta-feira (11) e também foi assinado pelo advogado-geral da União, Jorge Messias, e pela secretária-geral de Contencioso, Isadora Cartaxo de Arruda.

continua após publicidade

📰 LEIA MAIS: Idoso com deficiência visual é atingido por trem em Apucarana

A ação se refere a fraude que aconteceram entre março de 2020 e março de 2025, quando aposentados passaram a ter valores descontados de seus benefícios sem autorização, em nome de associações. Muitos descobriram depois que estavam sendo cobrados por serviços que nunca pediram.

📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp

continua após publicidade

O governo diz que quer garantir a devolução dos valores aos prejudicados, mas de forma rápida e segura, sem que milhões de pessoas precisem entrar com processos na Justiça. Segundo a Advocacia-Geral da União (AGU), as decisões judiciais estão sendo diferentes umas das outras, e em algumas a devolução está sendo o dobro do valor descontado, com base no Código de Defesa do Consumidor. O governo argumenta que essa regra não se aplica a esse tipo de caso.

O advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que é importante que o STF resolva isso logo, para proteger os aposentados e evitar um número enorme de ações na Justiça, que poderiam demorar anos para serem resolvidas.

Atualmente, o Conselho Nacional de Justiça calcula que existem mais de 4 milhões de processos sobre aposentadorias em andamento. O governo estima que, nos últimos cinco anos, cerca de 9 milhões de descontos associativos foram feitos nos benefícios do INSS.

continua após publicidade

Com informações do Metrópoles via SCC10

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Lula pede ao STF anulação das ações de aposentados contra INSS"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!