Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
ELEIÇÕES 2026

Lula lidera em rejeição pelo eleitorado para 2026, aponta pesquisa

Parcela do eleitorado que “não votaria de jeito nenhum” em Lula chega a 51,9%, segundo o Paraná Pesquisa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Lula lidera em rejeição pelo eleitorado para 2026, aponta pesquisa
AutorPresidente Lula tem 51,9% de rejeição, segundo Paraná Pesquisa - Foto: REPRODUÇÃO

Pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisa aponta que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem o maior índice de rejeição para as eleições presidenciais de 2026. O levantamento publicado nesta terça-feira (22) também mostra que, em relação a intenção de voto, ele empata com a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro.

- LEIA MAIS: Ratinho Jr. será testado como candidato à presidência em nova pesquisa

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Conforme a pesquisa, a parcela do eleitorado que “não votaria de jeito nenhum” em Lula chega a 51,9%, enquanto 24,5% dos eleitores “com certeza” apoiariam a reeleição do petista e outros 22,3% “poderia votar no presidente no ano que vem".



							Lula lidera em rejeição pelo eleitorado para 2026, aponta pesquisa
AutorPesquisa aponta que rejeição de Lula é maior do que a de seus adversários - Foto: REPRODUÇÃO

O alto índice negativo coloca Lula na liderança da rejeição eleitoral entre quatro nomes cotados ao Planalto e que tiveram o seu potencial de voto medido pelo instituto. Inelegível por decisão da Justiça Eleitoral, o ex-presidente Jair Bolsonaro aparece na sequência entre os mais rejeitados, com 46,4%.

publicidade

Em seguida estão a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), reprovada por 43,9%, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), opção inviável para 37,1% dos entrevistados.

INTENÇÃO DE VOTO

Em relação a intenção de voto, a pesquisa do instituto Paraná Pesquisas mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) tecnicamente empatados em eventual disputa pela Presidência.

Em outro cenário estimulado, em que os nomes dos candidatos também são apresentados aos entrevistados, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), substituindo Michelle como o principal nome da direita, perderia para o petista.

publicidade

Caso o pleito fosse hoje, Lula teria 33,7% das intenções de voto, ante 31,7% de Michelle. Como a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos porcentuais, há empate entre os dois.

No mesmo cenário, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) aparece na sequência, com 11,8%; o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), com 6%; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 3,8%; e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 0,9%.

Já em um cenário em que a ex-primeira-dama é substituída por Tarcísio, outro dos principais nomes à direita para herdar o capital político de Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, Lula venceria o governador, com 34% a 27,3%.

publicidade

Embora não tenha se lançado oficialmente como candidato para 2026, Tarcísio tem marcado presença nas manifestações bolsonaristas e colado sua imagem como braço direito de Bolsonaro.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline