Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Lula indica procuradora de Justiça para vaga de ministro do STJ

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O presidente Lula indicou a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, do Ministério Público de Alagoas, para a vaga de ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) destinada a integrantes do Ministério Público. Com a indicação, Maria Marluce deverá ser sabatinada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, se aprovada, assumirá o posto deixado pela ex-ministra Laurita Vaz.

Conforme antecipado pelo Estadão, o presidente optou por indicar o primeiro nome da lista tríplice enviada pelo STJ. Marluce, que também é tia do atual prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL-AL), integra o Ministério Público de Alagoas desde 1986. Em 2021, foi promovida e assumiu o cargo na 2ª Procuradoria de Justiça Criminal, na capital alagoana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Com sua escolha pelo presidente, Marluce se junta ao desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Carlos Augusto Pires Brandão, indicado em maio para a outra vaga aberta no STJ - uma destinada ao Ministério Público e a outra aos juízes federais.

Caso os nomes sejam aprovados pelo Senado, ambos deverão integrar a 3ª Seção do STJ, responsável por julgar os casos de Direito penal.

Quem é Maria Marluce

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Maria Marluce tem uma trajetória jurídica voltada para a área gerencial e de direitos humanos. Possui pós-graduação em Direito Constitucional e Processual. No MP de Alagoas, atuou em comarcas do interior e da capital, incluindo o Juizado da Infância e Adolescência e a Vara de Execuções Penais, em Maceió.

Foi a primeira mulher promotora de Justiça a atuar no Tribunal do Júri Popular em Maceió e a terceira mulher a ser promovida para o cargo de procuradora no Ministério Público de Alagoas.

Em outubro de 2024, Marluce foi o primeiro nome da lista tríplice aprovada pelo Pleno do STJ para assumir a vaga da ministra Laurita Vaz, que deixou o cargo em 2023. Ela e o procurador Sammy Barbosa, do MP do Acre, receberam 17 votos no primeiro escrutínio. O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos foi o terceiro indicado, com 18 votos no segundo escrutínio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline