Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Lula é aprovado por 48% e desaprovado por 49%, em cenário de estabilidade, aponta Genial/Quaest

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 48% dos brasileiros e desaprovado por 49%, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta terça-feira, 16. O cenário é praticamente de estabilidade em relação ao mês passado, quando Lula era aprovado por 47% dos entrevistados e desaprovado por 50%.

Desde agosto deste ano, o presidente não viu grandes alterações nos porcentuais de avaliação de seu governo. Naquele mês, 51% desaprovavam o governo, enquanto 46% aprovavam. Outubro foi o mês em que essa curva mais se aproximou: 49% desaprovavam e 48% aprovavam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Apesar do cenário de estabilidade, a pesquisa Genial/Quaest mostrou que 54% dos eleitores que se dizem independentes desaprovam o governo Lula, enquanto 42% aprovam. Em outubro deste ano, 48% desse grupo desaprovava a gestão e 46% aprovava.

Ao mesmo tempo, o presidente vem tendo uma queda de sua aprovação no Nordeste e uma melhora no Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. No Nordeste, que nos últimos anos foi responsável pelos maiores porcentuais de votação no PT, 57% aprovam o governo, enquanto 40% desaprovam. Em outubro, porém, 62% aprovavam e 36% desaprovavam.

Entre eleitores que ganham até dois salários mínimos, o presidente teve um aumento considerável em sua popularidade no último mês: 58% aprovam sua gestão hoje, contra 54% em novembro. O porcentual de desaprovação se manteve o mesmo: 40%. Entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos, a pesquisa registra uma queda na popularidade: 54% desaprovam (eram 53% em novembro), enquanto 43% aprovam (eram 45% em novembro).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando questionados sobre a avaliação que faziam do governo, 34% afirmaram que o consideram positivo; 25%, como regular; e 38% como negativo. Em relação ao mês passado, houve estabilidade no porcentual dos que consideram a gestão como negativa (os mesmos 38%), aumento nos que avaliam como positiva (de 31% em novembro para 34% agora) e queda nos que a veem como regular (de 28% em novembro para 25% hoje).

As áreas com melhor avaliação são o apoio à cultura e às artes, geração de empregos, promoção de oportunidades para todos e educação. Em todos esses o porcentual de avaliações positivas supera o de avaliações negativas. As áreas com pior avaliação são combate à corrupção, segurança pública e gestão da economia. Nessas três, as avaliações negativas superam as positivas.

O instituto Genial/Quaest ouviu 2.004 brasileiros entre os dias 11 e 14 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos porcentuais e o índice de confiabilidade é de 95%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline