Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Justiça marca nova contagem de votos em Mauá da Serra; saiba quando

A retotalização dos votos vai alterar a configuração do legislativo em pelo menos três cadeiras

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A decisão foi expedida nesta quarta-feira (02)
Icone Camera Foto por Reprodução/Câmara de Mauá da Serra
A decisão foi expedida nesta quarta-feira (02)

O juiz da 76ª Zona Eleitoral de Marilândia do Sul, Gabriel Kutianski Gonzalez Vieira, determinou para o próximo dia 7 cerimônia de retotalização de votos das eleições proporcionais de Mauá da Serra com a exclusão de todos os votos obtidos pelo União Brasil e PL, partidos que foram condenados em ações de investigação eleitoral por fraude de gênero. A decisão foi expedida nesta quarta-feira (02). A retotalização dos votos vai alterar a configuração do legislativo em pelo menos três cadeiras, o que corresponde a um terço das vagas da Câmara Municipal de Mauá da Serra.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

📰 LEIA MAIS: PR libera recursos para obras em São João do Ivaí e mais 13 cidades

A retotalização decorre de cassação dos mandatos dos vereadores Reginaldo Martins Ferreira (“Reginaldo Tintas”) e Fábio Caetano Alves (“Sem Sangue”), pelo União Brasil, e Carlos do Churros, pelo PL, que foram determinadas em duas ações de investigação judicial. Nos dois partidos, a Justiça entendeu que houve candidaturas fictícias de mulheres, configurando fraude de gênero. A cassação dos vereadores eleitos do PL e União foi determinada em decisão de primeira instância em dezembro do ano passado e mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em maio.

publicidade

Os efeitos da cassação dos votos, entretanto, pode afetar a composição da Câmara além das três vagas dos vereadores eleitos do União e PL, uma vez que será calculado novo quociente eleitoral. Os diplomas de todos os vereadores também serão cancelados.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp

"Considerando-se que o reprocessamento do resultado após a diplomação 2024, e que a exclusão dos votos dados a dois partidos e seus candidatos no município de Mauá da Serra, irá gerar alteração de eleitas e eleitos e da ordem de suplência, devem ser expedidos novos diplomas e cancelados todos os anteriores", aponta o juiz na decisão de cumprimento de sentença.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline