MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Justiça condena vereador por ataque antissemita a colega na Câmara de São Paulo

O vereador paulistano Adilson Amadeu (União Brasil) foi condenado por ataques antissemitas ao também vereador Daniel Annenberg (PSDB) durante uma sessão na Câmara Municipal de São Paulo. O tucano foi chamado de "judeu filho da puta" e "judeu bosta" após v

Rayssa Motta (via Agência Estado)

·
Escrito por Rayssa Motta (via Agência Estado)
Publicado em 23.05.2022, 19:42:00 Editado em 23.05.2022, 19:46:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O vereador paulistano Adilson Amadeu (União Brasil) foi condenado por ataques antissemitas ao também vereador Daniel Annenberg (PSDB) durante uma sessão na Câmara Municipal de São Paulo. O tucano foi chamado de "judeu filho da puta" e "judeu bosta" após votar contra um projeto de lei do colega.

continua após publicidade

A pena de um ano e quatro meses de prisão, fixada incialmente pela Justiça, foi convertida em trabalhos comunitários pelo mesmo período. O vereador também foi condenado a pagar multa de um salário mínimo e indenização de R$ 10 mil por danos morais. Ele ainda pode recorrer.

Na época, Amadeu chegou a se desculpar com a comunidade judaica. Ele disse que se "excedeu" no "calor da discussão".

continua após publicidade

A juíza Ana Helena Mellim, da 31.ª Vara Criminal de São Paulo, enquadrou as declarações como injúria racial, que engloba ofensas de raça, cor, etnia e religião. Ela também considerou que a fala do vereador não estava protegida pela imunidade parlamentar.

"Muito embora o acusado tenha demonstrado arrependimento afirmando que assim agiu como forma de revidar comentários injuriosos da vítima, tais circunstâncias não são bastantes para aplicação do perdão judicial", escreveu.

COM A PALAVRA, O VEREADOR ADILSON AMADEU

A reportagem entrou em contato com o gabinete do vereador e, até a publicação deste texto, ainda aguardava resposta. O espaço está aberto para manifestação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Justiça condena vereador por ataque antissemita a colega na Câmara de São Paulo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!