Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Juiz abre ação contra dono de clínica como mandante de agressão a jornalista no Recife

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A Justiça de Pernambuco acatou denúncia do Ministério Público estadual contra o empresário Rodrigo Tavares Ramos, de 35 anos - dono de clínica médica no Recife -, acusado de ter sido o mandante de um atentado 'covarde' contra o jornalista e blogueiro Ricardo Antunes. Segundo a Promotoria, Rodrigo Tavares pediu a seu amigo Pedro Henrique Costa de Oliveira, 29, que agredisse o jornalista.

O Estadão busca contato com a defesa do empresário e de Pedro Henrique, ambos denunciados por lesões corporais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O crime ocorreu no dia 13 de novembro do ano passado, por volta de 15 horas. Antunes sofreu graves ferimentos no rosto. Laudo de perícias traumatológicas indica que ele sofreu 'deformidade permanente estética na face', limitação de abertura da mandíbula e outras lesões.

O Ministério Público afirma que o empresário foi o 'autor intelectual do crime'. "A motivação do covarde crime foram postagens do jornalista sobre supostas ilicitudes que ocorriam na clínica em que Rodrigo Tavares era o dono, a LP Saúde, como a agressão a uma paciente, a utilização de 'CRM vencido' e suposta falsificação de assinaturas", assinala o promotor de Justiça João Alves de Araújo, autor da denúncia.

A acusação formal foi recebida pelo juiz Laiete Jatobá Neto, da 3.ª Vara Criminal do Recife. Ele viu 'indícios suficientes de autoria' e mandou citar Rodrigo Ramos e Pedro Henrique para apresentarem resposta escrita à acusação, no prazo de dez dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ataque a Ricardo Antunes foi filmado por uma pessoa ainda não identificada que estaria ao volante de um carro. As cenas do espancamento foram imediatamente divulgadas nas redes sociais. Para o promotor esse detalhe indica que o crime foi premeditado com o 'intuito de violar a honra da vítima e sua imagem'.

O jornalista, que dirige um blog de grande repercussão no Recife, foi emboscado quando saía de uma barbearia na avenida Conselheiro Aguiar. "Pedro Henrique, por ordens do acusado Rodrigo Tavares Ramos, ambos em perfeita comunhão de desígnios, vontades e ações, ofendeu a integridade corporal do sr. Ricardo César do Vale Antunes, a qual resultou em deformidade permanente na vítima", afirma o promotor.

"Naquele dia, a vítima, jornalista com um blog de notícias de amplo acesso e muito famoso, foi surpreendida pela chegada do acusado que lhe aplicou um forte soco na região da face e, quando ela já estava ao chão, voltou a ser atacada, de forma ainda mais incisiva, vindo a sofrer mais socos que lhe causaram as lesões corporais", sustenta a acusação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a denúncia, a relação entre Pedro Henrique e Rodrigo Tavares 'é próxima e pode ser comprovada por vídeos que constam nos autos'. O promotor ressalta que o empresário 'conta com histórico de violência e coleciona boletins de ocorrência contra si pelo crime previsto no artigo 147 do Código Penal'. O 147 define o crime de ameaça.

O atentado contra Ricardo Antunes foi condenado por 12 entidades do jornalismo, incluindo a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), Fenaj (Federação Nacional de Jornalismo) e Sinjope (Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Pernambuco). Todas pedem punição aos agressores.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline