Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Imprensa internacional repercute operação da PF que prendeu aliados de Bolsonaro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A imprensa internacional repercutiu a operação da Polícia Federal (PF) para apurar a organização criminosa responsável por atuar em tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito. A investigação aponta que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve participação direta na edição da "minuta golpista" que circulou entre seus aliados após o segundo turno das eleições. Conversas encontradas no celular do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência, sugerem que Bolsonaro ajudou a redigir e editar o documento.

O jornalThe New York Times, dos EUA, destaca que "Bolsonaro e dezenas de assessores, ministros e líderes militares trabalharam juntos para minar a confiança do público brasileiro nas eleições e preparar o terreno para um possível golpe". A reportagem diz que "durante meses antes das eleições de 2022 no Brasil, Bolsonaro semeou dúvidas sobre a segurança dos sistemas eleitorais do seu País e alertou que se perdesse, seria resultado de fraude".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O argentinoLá Naciondiz que operação policial desta quinta-feira contra "a tentativa de golpe de Estado" culminou nos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023. O veículo destaca que os investigados "espalharam informações falsas sobre o sistema de votação eletrônica no Brasil, antes e depois das eleições, segundo a polícia".

O inglêsThe Guardiandiz que "Bolsonaro repetidamente semeou dúvidas sobre a confiabilidade do sistema de votação do Brasil e nunca admitiu a derrota após as eleições". O jornal ainda destaca que Bolsonaro, descrito como um "populista de extrema direita", enfrenta uma série de outras investigações criminais, incluindo o caso de desvios de joias, revelado peloEstadão.

Já o espanholEl Paísdiz que o cerco judicial torno de Bolsonaro "vem se acirrando desde que, ao deixar o poder, ele perdeu a imunidade". O periódico ainda traz a informação de que é a primeira vez que o ex-presidente é alvo de uma operação direta contra ele nas investigações sobre a tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro teve o passaporte apreendido pela PF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As agências de notícias internacionais, como Bloomberg,ReuterseAFPtambém repercutiram a operação contra o ex-presidente. Segundo aReuters, "o confisco do passaporte de Bolsonaro é um mau presságio para o ex-líder, um populista de extrema direita frequentemente comparado ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV