Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Imprensa internacional repercute aprovação do PL da Dosimetria e impacto sobre Bolsonaro

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A aprovação do projeto de lei da Dosimetria pelo Senado nesta quarta-feira, 17, colocou o Congresso brasileiro no radar da imprensa internacional. Logo após o aval dos senadores, jornais estrangeiros passaram a repercutir a mudança nas regras de fixação de penas e a apontar os impactos da proposta sobre a situação jurídica do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A agência de notícias Reuters relembrou os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, traçando um paralelo com a invasão do Capitólio, em Washington, em 2021. Na reportagem, a agência explica que o texto aprovado reduz as penas previstas para condenações por tentativa de golpe de Estado, o que pode beneficiar réus envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Já o jornal britânico The Guardian destacou a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de que pretende vetar o PL da Dosimetria. O veículo também explicou o resultado da votação no Senado e os efeitos que a proposta pode produzir caso venha a ser sancionada.

O argentino Clarín ressaltou a aprovação do projeto pelo Senado e seus possíveis efeitos em caso de sanção presidencial. Segundo o jornal, não há consenso sobre quanto tempo Bolsonaro cumpriria efetivamente de pena caso o texto entre em vigor. A reportagem cita ainda uma publicação da presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, na rede social X, na qual ela afirma que Lula irá vetar a proposta.

O espanhol El País avaliou que a decisão do Congresso de reduzir as penas do ex-presidente teria como objetivo "neutralizar a pressão da família Bolsonaro" pela aprovação de uma anistia. O jornal também apontou que é provável que partidos de esquerda questionem a constitucionalidade da lei no Supremo Tribunal Federal (STF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline