Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Ibaneis reafirma pré-candidatura ao Senado em meio às repercussões do caso Banco Master

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), reafirmou nesta terça-feira, 27, sua pré-candidatura ao Senado, após, segundo ele, terem circulado informações indicando que teria desistido da disputa. A manifestação ocorre em meio às repercussões do escândalo envolvendo a venda do Banco Master ao Banco Regional de Brasília (BRB), gerido e controlado pelo governo do Distrito Federal (GDF).

Ibaneis foi um dos principais fiadores das transações do BRB com o banco de Daniel Vorcaro, o que levou a oposição ao governo a acionar, na semana passada, a Câmara Legislativa e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra o governador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Venho, de forma clara e objetiva, reafirmar minha pré-candidatura ao Senado pelo Distrito Federal, com o compromisso de seguir trabalhando por todos os brasilienses", afirmou o governador, em publicação no X. Segundo Ibaneis, o governo local tem reconhecimento da população, refletido em obras entregues e programas sociais implementados ao longo dos últimos sete anos. "Tenho plena convicção de que o nosso projeto será vitorioso", declarou.

Em outubro do ano passado, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e Ibaneis lideravam a disputa pelas vagas do Senado pelo DF nas eleições de 2026, segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas. Os dois estavam tecnicamente empatados na preferência do eleitorado com 34,1% e 30,2%, respectivamente.

Vorcaro disse que tratou com Ibaneis sobre venda do Master

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Daniel Vorcaro afirmou à Polícia Federal (PF) que conversou "algumas vezes" com o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sobre a venda do Banco Master ao Banco Regional de Brasília (BRB) e citou também que o governador já esteve pessoalmente em sua casa. O governador é o primeiro político citado por Vorcaro nas investigações que tramitam no Supremo Tribunal Federal.

Procurado, Ibaneis disse que não conversou com Vorcaro sobre o assunto e afirmou que esteve apenas uma vez na casa do empresário por ter sido convidado para um almoço. "Estive uma vez a convite para um almoço, quando conheci ele. Entrei mudo e saí calado", afirmou ao Estadão.

A despeito dos pareceres apontando que a compra de 58% do Master era inadequada e que não havia dados sobre a viabilidade do negócio, a Câmara Legislativa aprovou a transação no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A votação pelos deputados distritais em agosto de 2025, foi relâmpago, com dois turnos num só dia. Mais ágil ainda foi a sanção de Ibaneis ao projeto. Apenas duas horas depois de o texto chegar a sua mesa, já estava assinado.

Como mostrou a Coluna do Estadão, o governador precisará ter pressa para socorrer os cofres do banco público, que não está imune a uma intervenção do Banco Central, em razão de insuficiência patrimonial. Para arcar com os prejuízos, o BRB apela por um aporte do GDF.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline