Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Gleisi: Havia expectativa de números melhores e PT paga preço por governo de coalizão

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, admitiu que o partido tinha expectativas de resultados melhores nas eleições municipais deste ano e afirmou que há um "ciclo de direita e de extrema-direita" no Brasil.

A declaração ocorreu nesta segunda-feira, 28, na sede do diretório nacional do PT, em Brasília, após uma reunião da Executiva e da bancada de parlamentares do partido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na ocasião, Gleisi reforçou que há um processo de "reconstrução" do PT nas eleições municipais. "É óbvio que, por ter a Presidência da República, havia uma expectativa de o PT ter números maiores do que teve", disse Gleisi.

A presidente prosseguiu: "Eu diria que era uma expectativa mais externa do que interna, mas havia essa expectativa."

A petista acrescentou, porém, que, para ela, não há uma relação entre o resultado deste pleito com as eleições nacionais. "Isso mostra que ter o governo federal necessariamente não quer dizer que você vai ter vitórias nas eleições municipais, assim como ter a maioria dos prefeitos nos municípios não significa que você vai ser derrotado nas eleições nacionais", declarou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Gleisi, somente a fotografia da eleição de 2024 "não contempla" uma análise apurada sobre quais são os desafios da legenda. Entre as questões apontadas, ela mencionou o crescimento da extrema-direita. "Estamos vivendo, sim, um ciclo, um contrafluxo de direita e extrema-direita no País. Ao contrário do que fomos nos anos 80 e 90, em que a esquerda fez uma ascensão, a direita também está fazendo isso agora. É um fator internacional", afirmou.

PT também paga preço por governo de coalizão

Gleisi também afirmou que o PT "paga um preço" nas eleições municipais pela formação de uma frente ampla no governo federal, ao admitir que o partido tinha expectativas de resultados melhores na votação deste ano. A dirigente diz que vê como necessidade para o PT e a esquerda ter mais protagonismo nos municípios, mas ponderou que "nunca foi o forte" desse campo político ganhar a maioria das eleições locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Embora tenhamos administrado muitos municípios, a verdade é que nós temos um projeto nacional. Mas precisamos atentar para o que é necessário melhorar, enquanto partido e enquanto governo", declarou.

A petista acrescentou: "É importante frisar que a gente faz parte de um governo de coalizão. Então, o PT também paga um preço por isso, porque muitos aliados no plano nacional são os que disputam conosco no plano local".

A presidente do PT também ressaltou o alto índice de reeleição, o que faz o partido ver como "natural" que os candidatos que disputaram contra petistas terminassem vitoriosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O partido elegeu 252 prefeitos, 69 a mais do que em 2020, e 290 vice-prefeitos, 84 a mais que na eleição municipal anterior. No segundo turno, o PT disputou eleições em 13 municípios e venceu em quatro: Fortaleza (CE), Camaçari (BA), Pelotas (RS) e Mauá (SP).

O destaque vai para a vitória de Evandro Leitão (PT) em Fortaleza, a única capital conquistada pelo partido neste ano, sendo que em 2020 a legenda não teve nenhuma. A sigla também disse ter eleito 3.129 vereadores, 466 a mais que o último pleito.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV