MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Gilmar Mendes defende regulamentação das redes e critica ação de 'agentes estrangeiros'

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), usou seu perfil no X (antigo Twitter) para defender a regulamentação das plataformas digitais no Brasil nesta quinta-feira, 22. O decano da Corte afirmou que, assim como regulamentar as redes so

Karina Ferreira (via Agência Estado)

·
Escrito por Karina Ferreira (via Agência Estado)
Publicado em 22.05.2025, 17:13:00 Editado em 22.05.2025, 17:18:58
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), usou seu perfil no X (antigo Twitter) para defender a regulamentação das plataformas digitais no Brasil nesta quinta-feira, 22. O decano da Corte afirmou que, assim como regulamentar as redes sociais, estabelecer "parâmetros para discursos odiosos" constituem a base da soberania nacional para qualquer nação contemporânea.

continua após publicidade

Em uma série de publicações, Gilmar também disse que "não se pode admitir que agentes estrangeiros cerceiem o exercício da jurisdição doméstica na tutela de garantias constitucionais". "A autonomia normativa representa imperativo da autodeterminação democrática", afirmou.

A declaração de Gilmar ocorre um dia depois de o secretário de Estado americano, Marco Rubio, afirmar que "há uma grande possibilidade" de o ministro Alexandre de Moraes ser alvo de sanção por parte do governo de Donald Trump. O caso não foi citado diretamente pelo decano nas publicações.

continua após publicidade

Moraes é acusado por parlamentares americanos de "perseguir a oposição, incluindo jornalistas e cidadãos comuns", tanto no Brasil, como nos Estados Unidos. A reação ocorre diante de decisões de Alexandre de Moraes para a retirada de conteúdos e perfis do ar por plataformas digitais, pela propagação de discurso de ódio e desinformação.

Gilmar afirmou ainda que "câmaras de eco e manifestações extremistas", vividas pelo Brasil nos últimos anos, "corroem os fundamentos republicanos". Para o ministro, cada Estado deve garantir os preceitos democráticos baseado em sua própria legislação.

A publicação também foi realizada no momento em que o assunto da regulamentação volta a ser discutido pelo Executivo. Na última semana, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, mencionou o TikTok durante reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o líder chinês Xi Jinping, segundo relatos ao portal G1.

continua após publicidade

A intervenção da primeira-dama teria sido em defesa da regulamentação da rede social, mencionando que mulheres e crianças são as principais vítimas de violência que ocorrem por meio das plataformas.

Em defesa da mulher, Lula afirmou que foi ele que iniciou uma conversa sobre o TikTok com Xi e pediu uma pessoa de confiança ao líder chinês para visitar o Brasil.

Como mostrou a Coluna do Estadão, ao recorrer à ditadura de Xi Jinping para tratar do assunto, o petista aumenta a desconfiança entre congressistas sobre o real interesse do governo na elaboração de dois projetos de lei que serão encaminhados ao Legislativo sobre a regulamentação das redes sociais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Gilmar Mendes defende regulamentação das redes e critica ação de 'agentes estrangeiros'"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!