MAIS LIDAS
VER TODOS

COVID

'Eu errei', afirma Bolsonaro sobre dados de relatório do TCU

Após as declarações do presidente, o TCU desmentiu a informação.

Da Redação

·
'Eu errei', afirma Bolsonaro sobre dados de relatório do TCU
Icone Camera Foto por Marcos Corrêa/PR
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.06.2021, 11:19:00 Editado em 08.06.2021, 13:03:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente Jair Bolsonaro admitiu que dados atribuídos por ele nesta segunda-feira (7) ao Tribunal de Contas de União (TCU), de que cerca de metade das mortes por covid-19 não seriam causadas pela doença, não são de autoria da corte. Após as declarações do presidente, o TCU desmentiu a informação. "Eu errei, quando falei tabela. O certo é acórdão", afirmou. "A tabela quem fez fui eu, não foi o TCU", declarou o presidente.

continua após publicidade

Após a fala e antes da correção feita pelo órgão, apoiadores do presidente, como o filho e deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Bia Kicis (PSL-DF), reproduziram a informação falsa por meio de redes sociais.

Mas em conversa na manhã desta terça-feira (8) com apoiadores, mesmo após admitir ter mentido sobre os dados do TCU, Bolsonaro insistiu na tese de haver indício "enorme de supernotificação" sobre mortes de covid-19 no País. Isso ocorreria, segundo ele, por uma manobra de Estados para receberem mais recursos do governo federal.

continua após publicidade

"Se olharem a tabela oficial de mortes de 2015 para cá, sobe o número a cada ano. Se tirar o número de mortes por covid no ano passado, não teríamos alta em 2020 sobre 2019. O TCU apontou que (supernotificação) podia acontecer para governadores obterem recursos. Vamos apurar quais Estados fizeram a supernotificação em busca de mais dinheiro", afirmou.

"Isso foi usado para justificar o lockdown, a política do fecha tudo. Nós vamos para cima agora para ver quem fez isso para ver quais estados fizeram isso para conseguir mais dinheiro", completou o presidente.

OAB

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, comentou nesta terça-feira, em publicação no Twitter, a fala de Bolsonaro na segunda, sobre o relatório do TCU sobre as mortes por covid. "O número de mortes por covid no ano passado poderia, sim, ter sido menor: se Bolsonaro tivesse aderido ao isolamento social, comprado vacinas e pedido à população para usar máscaras. Inventar um relatório do TCU para lastrear fake news não é somente lunático, é desrespeitoso", escreveu.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "'Eu errei', afirma Bolsonaro sobre dados de relatório do TCU"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!