Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Eleitores dizem que ser mulher é característica mais desejada para vice, aponta pesquisa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 30, mostra que, para os entrevistados, a característica mais importante em um candidato a vice-presidente é ser mulher, de modo a trazer um olhar feminino ao governo (24,4%). A segunda característica mais citada é a de representar o setor produtivo ou o agronegócio, com foco na economia (22,3%).

Em seguida, aparecem a experiência no Nordeste, para representar melhor o País (13,2%); a total confiança do ex-presidente Jair Bolsonaro ou o fato de ser membro de sua família (12,2%); e a ligação com a religião e a defesa da família, com perfil conservador e evangélico (9,9%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Para 9,1% dos entrevistados, a característica do vice é indiferente, enquanto 8,8% não souberam ou não opinaram.

A pesquisa também perguntou sobre o perfil considerado ideal para um vice-presidente. Para 43,2% dos entrevistados, o mais adequado é um candidato que priorize a economia, com perfil empresarial ou técnico e sem forte ligação com ideologias políticas.

Outros 19,1% avaliam que o ideal seria alguém capaz de atrair votos fora da direita, com um perfil mais moderado e de centro, ainda que isso desagrade parte da base bolsonarista. Já 12,8% defendem que o vice deve garantir os votos da direita, sendo um conservador fiel a Bolsonaro, mesmo que isso afaste eleitores de centro. Um quarto dos entrevistados (25%) não soube ou preferiu não opinar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas presenciais, entre os dias 18 e 22 de dezembro de 2025. O levantamento tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos porcentuais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline