Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Eduardo Paes venceria eleição para governador do RJ em primeiro turno, diz pesquisa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), venceria a eleição para governador do Estado em primeiro turno se o pleito fosse hoje, segundo levantamento divulgado nesta terça-feira, 27, pelo instituto Paraná Pesquisas.

Paes tem 57% das intenções de voto no cenário estimulado, quando os nomes dos políticos são apresentados aos entrevistados. O deputado estadual Rodrigo Barcellar (União), presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), aparece em segundo lugar, com 10,4%, seguido do deputado federal Tarcísio Motta (PSOL), com 8,3%. O empresário Ítalo Marsili aparece com 1,6%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os que disseram votar em branco ou nulo são 16,7%, enquanto 6% não souberam ou não responderam.

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados respondem em quem votariam, sem uma lista prévia de candidatos, Paes lidera com 7,6% das intenções de voto, seguido pelo atual governador do Estado, Cláudio Castro (PL), com 4% - que foi reeleito em 2022 e, por isso, não pode disputar novo mandato.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece com 1%. Neste cenário, 80,3% dos entrevistados não souberam ou não opinaram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantamento também simulou três cenários para a disputa ao Senado. No primeiro cenário estimulado, Flávio Bolsonaro aparece com 39,8% das intenções de voto, e a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) tem 27,2%.

A ex-deputada Clarissa Garotinho (União-RJ) tem 18,4%; o ex-deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), 15,1%; a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, 14,5%, o deputado federal Pedro Paulo (PSD-RJ), 13,7%; e o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), 11,3%. Outros 10,9% disseram que vão votar em branco ou anular o voto, enquanto 4,7% não souberam ou não responderam.

No segundo cenário, Flávio Bolsonaro obteve 38,8% das intenções de voto. Benedita da Silva se mantém em segundo lugar com 26%, seguida de Cláudio Castro, com 23,4%. Na sequência estão Clarissa Garotinho com 17%, Anielle Franco com 14,6%, Alessandro Molon com 14,4% e Pedro Paulo com 12,8%. Nesta simulação, 10,1% dos eleitores vão votar em branco ou anular o voto e 4,5% não souberam ou não responderam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No terceiro cenário, Flávio Bolsonaro aparece com 40,2% das intenções de voto, seguido de Benedita da Silva com 27,4% e Clarissa Garotinho com 19%. Alessandro Molon aparece com 15,7%, seguido de Anielle Franco com 15,4%, Pedro Paulo com 14% e o senador Carlos Portinho (PL-RJ) com 6,5%. Outros 10,8% dos eleitores escolheram votar em branco ou anular o voto, enquanto 5,1% não souberam ou não responderam.

Avaliação do governo de Cláudio Castro

Os entrevistados também opinaram sobre a atual gestão do governador Cláudio Castro. Segundo a pesquisa, 49% dos fluminenses desaprovam o atual governo, enquanto 46% aprovam a gestão. Além disso, 35,1% dos eleitores avaliam a administração como ruim ou péssima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas pessoais, entre os dias 19 e 23 de maio de 2025. Foram ouvidos 1.680 eleitores em 58 municípios. Tal amostra representativa do Estado do Rio de Janeiro confere à pesquisa um grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,4 pontos porcentuais para os resultados gerais.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline