Eduardo Bolsonaro e Ramagem perdem mandatos por excesso de faltas
Deputados foram considerados ausentes em mais de um terço das sessões deliberativas da atual legislatura, sem justificativa aceita pelo plenário
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados declarou, nesta quinta-feira (18), a perda do mandato dos parlamentares Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Delegado Ramagem (PL-RJ) por descumprirem a frequência mínima obrigatória nas sessões plenárias. As decisões, fundamentadas na Constituição Federal e no Regimento Interno da Casa, foram formalizadas por atos publicados em edição extra do Diário da Câmara.
📰 LEIA MAIS: Jovem é morto ao ser baleado em boate de Apucarana
Os dois deputados foram considerados ausentes em mais de um terço das sessões deliberativas da atual legislatura, sem justificativa aceita pelo plenário. A Constituição prevê que a perda do mandato por faltas reiteradas é declarada diretamente pela Mesa Diretora, independentemente de votação.
📲 Clique aqui e receba as notícias pelo grupo do TNOnline no WhatsApp
Com a decisão, a Câmara deve iniciar os procedimentos para convocar os suplentes das respectivas legendas para assumirem as vagas. O caso ocorre em meio a um calendário legislativo com votações importantes e reforça a aplicação das regras de assiduidade parlamentar.
Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem estão atualmente fora do Brasil. Ramagem, condenado pelo STF por tentativa de golpe de Estado, busca asilo político nos Estados Unidos. Eduardo Bolsonaro também reside nos EUA e havia tentado, sem sucesso, uma manobra regimentar para manter o mandato à distância.
Últimas em Política
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline