Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Dilma exibe na China 'mapa-múndi invertido' do IBGE, alvo de críticas nas redes sociais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) exibiu nesta terça-feira, 13, o novo "mapa-múndi invertido" do IBGE num evento na China. Desde o lançamento, o mapa gera polêmica nas redes sociais por conta da inversão dos pontos cardeais. Diferente das reproduções tradicionais, a versão do IBGE mostra o Sul na parte superior e o Brasil no centro.

À frente do Banco dos Brics desde 2023, Dilma exibiu o "mapa-múndi invertido" acompanhado do presidente do IBGE, Marcio Pochmann. A reprodução cartográfica chegou a ser apresentada ao primeiro-ministro da China, Li Qiang, num encontro diplomático entre o gigante asiático e o Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Pochmann afirmou, no X, que "o novo mapa-múndi do IBGE tanto expõe outra representação do planeta Terra como mobiliza lideranças do Sul Global". Antes disso, ele já havia dito que a versão "alcançou êxito instantâneo". Parte da esquerda defende a inversão, argumentando que o mapa prioriza os países emergentes.

O lançamento de um "mapa de ponta-cabeça" acendeu uma nova crise no IBGE. Como mostrou o Estadão/Broadcast, a nova versão foi alvo de críticas de técnicos do instituto. Em janeiro deste ano, servidores do IBGE divulgaram um manifesto contra a gestão Marcio Pochmann, acusando o economista de prejudicar o trabalho do órgão.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline