Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
PANDEMIA

Deputado pede redistribuição de kits de merenda escolar

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Deputado pede redistribuição de kits de merenda escolar
AutorFoto: Dálie Felberg/Alep

Em requerimento protocolado na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL) solicita esclarecimentos ao governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior, e ao secretário de Educação e Esporte, Renato Feder, sobre a suspensão da distribuição dos kits de merenda escolas para famílias de alunos na rede pública estadual de ensino que fazem parte de programas sociais, e a adoção de providências para sua urgente retomada.

Esta importante iniciativa social foi implantada pelo Poder Executivo no início da pandemia por meio do Decreto n.4319/2020. À época o deputado Guerra havia protocolado um requerimento propondo que os demais alunos e seus familiares em situação vulnerável da rede pública estadual fossem beneficiados com a distribuição de alimentos, não somente aqueles inscritos no Bolsa Família.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os kits, compostos por arroz, feijão, macarrão, farinha de milho, açúcar e óleo de soja, entre outros alimentos, foram distribuídos nas 2.143 unidades escolares e beneficiavam diretamente as famílias de 231 mil alunos, regularmente inscritos em programa social. Eles foram enviados para as escolas por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), e cada instituição recebia a quantidade correspondente ao número de alunos matriculados.

A ação foi organizada com o intuito de manter as refeições dos estudantes que, em virtude da pandemia, deixaram de fazê-las nas escolas. Neste ano, entretanto, as entregas foram suspensas.

“A crise causada pela pandemia de Covid-19 trouxe inúmeros problemas para a população, causando o empobrecimento de muitos paranaenses por conta do desemprego e perda de renda. Sendo assim, a retomada da entrega dos kits de merenda vai garantir que muitos estudantes e suas famílias tenham acesso facilitado aos alimentos durante o período de suspensão das atividades escolares”, reforçou o deputado.

publicidade

O requerimento também destaca ainda que, caso haja necessidade, os órgãos e entidades competentes poderão requisitar o auxílio da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil e das forças de segurança vinculadas à Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) para colaborar com a entrega dos kits das merendas.

Da mesma forma, o documento ressalta “que para garantia do abastecimento de gêneros necessários e essenciais à população, os municípios do Estado do Paraná deverão considerar, em regime de colaboração no enfrentamento da emergência de saúde pública, a adoção de todas as medidas necessárias para que não restrinjam o ingresso e a saída de pessoas e veículos de seus limites territoriais ressalvadas aquelas estabelecidas pelas autoridades sanitárias competentes, conforme estabelecido na Lei Federal nº 13.979, de 06 de fevereiro de 2020”.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline