MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Correção: 'Dia da Consolidação da Independência' é proposta pelo governo Lula; saiba quando é

Na matéria divulgada anteriormente, a data comemorativa seria um feriado nacional. Porém, a proposta do governo se refere apenas a instituir uma data em homenagem aos eventos históricos na Bahia. Segue abaixo o texto correto.O presidente Luiz Inácio Lula

Fellipe Gualberto (via Agência Estado)

·
Escrito por Fellipe Gualberto (via Agência Estado)
Publicado em 02.07.2025, 15:53:00 Editado em 02.07.2025, 16:03:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Na matéria divulgada anteriormente, a data comemorativa seria um feriado nacional. Porém, a proposta do governo se refere apenas a instituir uma data em homenagem aos eventos históricos na Bahia. Segue abaixo o texto correto.

continua após publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou para o Congresso Nacional nesta terça-feira, 1, um projeto de lei que institui 2 de julho como "Dia da Consolidação da Independência". O líder do Executivo comemorará a data em Salvador (BA), na próxima quarta-feira, 2.

"É verdade que Dom Pedro fez o grito da independência, todo mundo sabe disso, mas pouca gente sabe que foi no dia 2 de julho de 1823 que, na Bahia, os baianos conseguiram fazer com que os portugueses voltassem para Portugal definitivamente", elucida o presidente em vídeo publicado no seu perfil no X (antigo Twitter).

continua após publicidade

Lula afirma que esse fato não está presente nos livros didáticos nacionais. "A aprovação deste projeto e a promulgação vai mostrar ao Brasil inteiro que, além de Dom Pedro, o povo baiano teve muito a ver com a nossa independência", complementa ele na gravação.

O dia 2 de julho é feriado estadual na Bahia. Na data, se celebra a independência do Estado, que ocorreu no ano de 1823. Neste dia, os baianos venceram definitivamente uma batalha contra as tropas portuguesas, que se iniciou em fevereiro de 1822.

As comemorações incluem um desfile militar, o presidente Lula marcou presença no evento nos últimos anos. No ano passado, o político já tinha afirmado que planejava tornar o dia celebrado na Bahia também como uma referência de todo o País, no entanto, a decisão ocorreu apenas neste ano.

"Tem a independência que foi o grito do imperador, que a gente nem sabe se deu o grito mesmo ... Mas nós tivemos a verdadeira independência do Brasil, que foi o resultado final da expulsão dos últimos portugueses em 2 de julho em Salvador, na Bahia. Ali houve luta e houve mulheres heroínas. Muitas mulheres que lutaram para garantir a independência", disse o petista em 2024.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Correção: 'Dia da Consolidação da Independência' é proposta pelo governo Lula; saiba quando é"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!