Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Com presença de Moraes, Dino e Lewandowski, Pacheco lança livro sobre Código Civil

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ex-presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), lançou nesta terça-feira, 1º, uma coletânea de análises da autoria de integrantes da comissão de juristas que foi responsável pela instrução do projeto de atualização do Código Civil.

O evento de lançamento do livro organizado pelo senador, intitulado A Reforma do Código Civil - Artigos sobre a atualização da Lei nº 10.406/2002, ocorreu no Salão Negro do Congresso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Estiveram presentes parlamentares, juristas e ministros. Entre eles, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e Flávio Dino; o presidente e o vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Herman Benjamin e Luis Felipe Salomão, respectivamente; e os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

O ministro Luis Felipe Salomão, que escreveu a introdução do livro, presidiu a comissão de juristas cujo trabalho resultou no projeto de reforma do Código Civil (PL 4/2025), que deve ser analisado neste ano pelos senadores. O colegiado foi instituído em 2023, enquanto Pacheco presidia a Casa.

Foi proposta a revisão dos 897 artigos vigentes e a inclusão de 300 novos dispositivos na matéria. O projeto inclui, por exemplo, um novo capítulo que versa sobre o direito civil digital e estipula regras sobre as relações dos sujeitos de direitos mediadas pela tecnologia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em rede social, Rodrigo Pacheco publicou que o livro é um compilado do trabalho técnico e científico das pessoas que colaboraram com o anteprojeto de atualização da legislação. "Esse livro representa um marco inicial de debates com a sociedade civil, com as instituições, com a comunidade jurídica acerca do projeto de lei", escreveu.

Pacheco já afirmou ao Estadão que, até o fim do mandato em 2027, pretende trabalhar em dois projetos de sua autoria: a reforma do Código Civil e a regulamentação da inteligência artificial.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline