MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Carlos Bolsonaro pode ser candidato ao Senado por Santa Catarina; entenda

Vereador há 24 anos no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), o filho "02" do ex-presidente Jair Bolsonaro, planeja, pela primeira vez, deixar o Estado berço do bolsonarismo para se candidatar a um cargo fora dos limites carioca. O plano do líder do clã d

Rayanderson Guerra (via Agência Estado)

·
Escrito por Rayanderson Guerra (via Agência Estado)
Publicado em 16.06.2025, 18:31:00 Editado em 16.06.2025, 18:42:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Vereador há 24 anos no Rio de Janeiro, Carlos Bolsonaro (PL), o filho "02" do ex-presidente Jair Bolsonaro, planeja, pela primeira vez, deixar o Estado berço do bolsonarismo para se candidatar a um cargo fora dos limites carioca. O plano do líder do clã da zona oeste do Rio é que Carlos seja candidato ao Senado por Santa Catarina, onde venceu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e mantém um dos governadores aliados.

continua após publicidade

Bolsonaro quer aproveitar o recall eleitoral em Santa Catarina, onde obteve 69,27% dos votos válidos no segundo turno nas eleições de 2022, contra 30,73% de Lula, para emplacar a candidatura de Carlos. Vereador mais votado da capital fluminense na eleição municipal de 2024, com 130.480 votos, Carlos não terá espaço para a disputa das duas vagas ao Senado pelo Rio.

Três nomes do PL buscam a indicação do partido para as duas vagas na corrida ao Senado. Enquanto Flávio Bolsonaro deverá ser candidato à reeleição, o governador Cláudio Castro e o senador Carlos Portinho deverão disputar a outra vaga do partido nas eleições.

continua após publicidade

Em Santa Catarina, o cenário está mais aberto. Em 2026, o Estado terá duas vagas para a Casa. Aliados do ex-presidente afirmam que ele entrou com contato com a deputada federal Júlia Zanatta (PL), que pretendia se lançar ao Senado pelo partido, para avisá-la que Carlos deverá ser candidato pelo Estado.

A costura da chapa do PL em Santa Catarina passa também pelo governador Jorginho Mello (PL). O chefe do Executivo estadual deverá indicar um dos nomes do partido, enquanto Bolsonaro terá a prerrogativa de escolher o segundo nome.

Neste domingo, 15, Carlos Bolsonaro usou as redes sociais para comentar a repercussão da provável candidatura ao Senado. Segundo Carlos, "quase por convocação", considera a possibilidade de disputar as eleições por outro Estado.

continua após publicidade

"Hoje, quase por convocação, considero a possibilidade de atender ao chamado de disputar outro cargo no RJ ou em Estado em que puder ser mais útil ao projeto de libertar o Brasil, sem jamais mudar minha essência. Encaro essa missão com a mesma humildade e com a bagagem de quem está há um quarto de século lutando pelo que é certo", escreveu no X.

E complementou: "Se concretizar essa mudança, levarei comigo a experiência conquistada na Câmara do Rio e aprendida observando meu pai para trabalhar pela região que irá me receber - e por todo o Brasil -, certo de que valores não mudam com o CEP, mas ganham força quando encontram novas frentes para florescer".

Carlos não será o primeiro membro da família Bolsonaro a entrar para a política catarinense. O irmão mais novo, Jair Renan Bolsonaro, foi o vereador eleito mais votado em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina. Ele se candidatou ao cargo utilizando como nome de urna "Jair Bolsonaro".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Carlos Bolsonaro pode ser candidato ao Senado por Santa Catarina; entenda"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!