Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Brasileiros que se declaram petistas ou bolsonaristas empatam pela primeira vez, diz pesquisa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A parcela de brasileiros que se considera petista se igualou à dos que se declaram bolsonaristas, mostra pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira, 18.

Segundo o levantamento, são 35% os brasileiros que se declaram adeptos do partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O índice representa um recuo em relação à rodada anterior, quando 39% se consideravam petistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Por outro lado, o índice de brasileiros que se identifica com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi a 35%, crescendo quatro pontos porcentuais desde a pesquisa anterior. É o maior índice de "bolsonaristas" registrado desde o início da série histórica, em dezembro de 2022.

Para qualificar um eleitor como bolsonarista ou petista, o Datafolha pede que o entrevistado se encaixe em uma escala de 1 a 5, na qual o 1 representa a simpatia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e o 5, ao Partido dos Trabalhadores. Os que se definem nas escalas de 1 a 2 são bolsonaristas, enquanto os que afirmam ser 4 ou 5 são petistas.

O entrevistado que se identifica com a escala 3 é considerado "neutro". São 20% os que se definem como neutros em um espectro entre Bolsonaro e Lula, enquanto mais 7% não se identificam com nenhum dos dois.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Datafolha entrevistou 2.004 brasileiros entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.

Avaliação do governo

A avaliação de governo divulgada pelo instituto na quinta-feira, 12, mostrou que a breve melhora de Lula apontada pela pesquisa anterior, de abril, foi interrompida. O porcentual de quem considera o governo petista como "ruim ou péssimo" é de 40%, mostrando uma variação de dois pontos porcentuais positivos em comparação com o último levantamento do instituto, de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline