MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Braga Netto e Mauro Cid se confrontam em acareação no STF na ação por tentativa de golpe

O ex-ministro da Casa Civil e da Defesa general Walter Braga Netto e o tenente-coronel Mauro Cid estão frente a frente na manhã desta terça-feira, 24, no Supremo Tribunal Federal (STF) na audiência de acareação na ação que apura a tentativa de golpe de Es

Lavínia Kaucz (via Agência Estado)

·
Escrito por Lavínia Kaucz (via Agência Estado)
Publicado em 24.06.2025, 11:14:00 Editado em 24.06.2025, 11:19:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-ministro da Casa Civil e da Defesa general Walter Braga Netto e o tenente-coronel Mauro Cid estão frente a frente na manhã desta terça-feira, 24, no Supremo Tribunal Federal (STF) na audiência de acareação na ação que apura a tentativa de golpe de Estado. Nesse tipo de procedimento judicial, aqueles que deram versões conflitantes são confrontados para esclarecer os fatos.

continua após publicidade

A acareação foi autorizada na semana passada pelo ministro Alexandre de Moraes a pedido da defesa de Braga Netto. Os advogados de Braga Netto alegam que há contradições entre os depoimentos de ambos, especialmente sobre uma reunião que, segundo Cid, ocorreu em novembro de 2022 na casa de Braga Netto.

O ex-ajudante de ordens afirmou que o encontro teria servido para discutir o chamado plano "Punhal Verde e Amarelo" e que o general lhe entregou uma quantia em dinheiro, em uma caixa de vinho, com a orientação de repassá-la a um dos militares das Forças Especiais, conhecidos como "kids pretos", para financiar ações antidemocráticas.

continua após publicidade

O ex-ministro chegou acompanhado dos seus advogados e não falou com a imprensa. Braga Netto está preso preventivamente no Rio de Janeiro desde 2024, por obstrução à Justiça, mas veio a Brasília com autorização de Moraes.

O ministro também atendeu a pedido da defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres para a realização de acareação entre ele e o ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes. Freire Gomes afirmou que Torres participou de reuniões com teor golpista, o que o ex-ministro nega. O confronto de versões será feito ainda nesta terça, às 11h.

Fux é o único da 1ª Turma a acompanhar audiência

continua após publicidade

O ministro Luiz Fux é o único da Primeira Turma a acompanhar a audiência, assim como fez nos interrogatórios dos réus.

O advogado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Celso Vilardi, e do almirante Almir Garnier, Demóstenes Torres, também acompanham a audiência.

Os advogados dos réus que não são interrogados nesta terça podem apresentar questões de ordem, se acharem necessário, mas não podem fazer perguntas a Cid e Braga Netto.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Braga Netto e Mauro Cid se confrontam em acareação no STF na ação por tentativa de golpe"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!