Leia a última edição Siga no Whatsapp
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Boulos tem 28,5%; Nunes, 21,8%; e Marçal, 16,3%, aponta pesquisa

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta quarta-feira, 21, mostra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) na liderança da disputa pela Prefeitura de São Paulo, com 28,5% das intenções de voto. O prefeito Ricardo Nunes (MDB) registrou 21,8%. Em seguida aparece o empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB), com 16,3%.

Marçal foi o único a crescer desde o último levantamento da AtlasIntel, divulgado no dia 8, quando obteve 11,4% das intenções de voto - o influenciador registrou aumento de 4,9 pontos porcentuais desde então. No mesmo período, Boulos caiu 4,2 pontos porcentuais e Nunes recuou 3,1 pontos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na nova pesquisa, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) tem 12% e o jornalista José Luiz Datena (PSDB), 9,5%. Como a margem de erro é de dois pontos porcentuais, eles estão empatados tecnicamente. Ambos oscilaram positivamente em relação ao levantamento anterior.

Na sequência, aparece a economista Marina Helena (Novo), com 4,3%. Altino (PSTU), Ricardo Senese (UP) e João Pimenta (PCO) não atingiram 1%. Bebeto Haddad (DC), cuja candidatura foi confirmada no mesmo dia do registro da pesquisa, não foi incluído no levantamento. Votos brancos ou nulos foram 6,2%, e 0,9% não respondeu.

Esta foi a primeira pesquisa AtlasIntel divulgada após o registro das candidaturas e depois do início da campanha e da realização dos primeiros debates. O levantamento ouviu 1.803 paulistanos entre os dias 15 e 20 de agosto. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob a identificação SP-02504/2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo turno

Foram realizadas também simulações de segundo turno. Se a disputa fosse entre Nunes e Boulos, o prefeito teria 40,9% e o deputado, 36,8%. Votariam branco ou nulo 18%, e 4,4% não souberam responder. Em um cenário entre Nunes e Datena, o emedebista venceria o tucano por 40,8% a 28,7%. Votariam nulo ou branco 27,2%, e 3,3% não souberam responder.

Em um embate entre Boulos e Marçal, o deputado figurou com 38,4%, ante 35,4% do empresário. Nessa simulação, 24,2% votariam branco ou nulo, e 2% não souberam responder. A maior vantagem numérica de Boulos é contra Datena: 35,6% a 27,5%. Foram 34,4% os votos brancos e nulos e 2,5% não souberam responder.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Especialistas ouvidos pelo Estadão avaliaram que o comportamento de Marçal nos debates e nas redes sociais pode ajudar a explicar o resultado do levantamento, mas ponderaram que é cedo para cristalizar uma tendência de crescimento de votos no candidato.

'Em casa'

Para o pós-doutorando no Departamento de Ciência Política da USP Pedro Paulo de Assis, Marçal está "jogando em casa", ao usar as redes sociais para atacar concorrentes e viralizar cortes de vídeos. "Ele tenta fugir do debate político tradicional e trazê-lo para as redes sociais, que é onde ele se dá bem". No debate promovido pela revista Veja, Marçal não respondeu às perguntas e disse que as respostas estariam no Instagram.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e diretor da Ipespe Analítica, Vinícius Alves afirmou que a postura de Marçal nos debates deve ser considerada, contudo o método da pesquisa, realizado pela internet, também pode ser um fator que ajude a explicar seu crescimento.

"Ele bagunçou a dinâmica do debate, e isso acaba trazendo visibilidade. Mas destacaria também que ele é muito forte nas redes, então o método de recrutamento que a Atlas utiliza para fazer as entrevistas favorece pessoas que estão mais engajadas no ambiente digital", disse Alves. "Os votos que Marçal está ganhando agora se devem muito a ele ser um ator de fora do círculo político mais tradicional. Acho que chama grande atenção, no primeiro momento, do eleitorado."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline

TNOnline TV