MAIS LIDAS
VER TODOS

Política

Bolsonaro responde Lula e diz que só 'imbecil' acredita em plano

Bolsonaro rebate Lula sobre acusações de golpe e plano de assassinato. STF aceita denúncia contra ex-presidente e outros envolvidos na trama

Raisa Toledo (via Agência Estado)

·
Bolsonaro responde Lula e diz que só 'imbecil' acredita em plano
Icone Camera Foto por MARCOS CORRÊA/PR
Escrito por Raisa Toledo (via Agência Estado)
Publicado em 28.03.2025, 14:13:49 Editado em 28.03.2025, 14:13:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) rebateu nesta quinta-feira, 27, declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a suposta participação dele em tentativa de golpe de Estado, acusação pela qual Bolsonaro será julgado no Supremo Tribunal Federal (STF).

continua após publicidade

"Só um imbecil ou um canalha compra esse papo de plano de assassinato", escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter). Na quarta-feira, 26, em resposta a uma pergunta sobre a decisão do Supremo que tornou Bolsonaro réu, Lula disse ser "visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no País".

"É visível por todas as provas que ele tentou contribuir para meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente e do ex-presidente da Justiça Eleitoral brasileira. Não adianta agora ele ficar fazendo bravata, dizendo que está sendo perseguido", disse o presidente a jornalistas em Tóquio, no Japão, onde cumpria agenda.

continua após publicidade

LEIA MAIS:Mulher cai em golpe ao tentar comprar freezer em Ivaiporã

Na postagem endereçada a Lula, que assinou com as palavras "um fraterno abraço", Bolsonaro ironiza as investigações sobre a trama golpista. "A narrativa de vocês sobre o 'gópi' é conhecida por todos os seus adversários. Ninguém de bom senso aguenta mais essa patifaria armada", afirmou.

Ele também resgatou o atentado que sofreu em 2018 em Juiz de Fora (MG), durante atividades da campanha eleitoral. "A única pessoa que tentaram matar fui eu", disse.

continua após publicidade

O plano de assassinato contra Lula mencionado pelo presidente foi descrito pela Polícia Federal (PF) em inquérito que embasou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), aceita nesta semana pelo STF.

Na peça, o procurador-geral, Paulo Gonet, afirma que o ex-presidente Jair Bolsonaro foi informado e concordou com o plano "Punhal Verde e Amarelo", que previa o assassinato de Lula, seu vice, Geraldo Alckmin, e do ministro Alexandre de Moraes, então presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

"O plano foi arquitetado e levado ao conhecimento do presidente da República, que a ele anuiu, ao tempo em que era divulgado relatório em que o Ministério da Defesa se via na contingência de reconhecer a inexistência de detecção de fraude nas eleições", diz Gonet no documento.

continua após publicidade

De acordo com mensagens encontradas pela PF, militares das Forças Especiais do Exército, os "kids pretos", teriam chegado a armar uma emboscada para Moraes, mas acabaram desistindo da ação.

Bolsonaro virou réu no STF por suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. Em decisão unânime, a Primeira Turma do STF recebeu a denúncia da PGR contra o ex-presidente e mais sete pessoas.

Os outros são os generais e ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, o deputado Alexandre Ramagem, ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência, o ex-ministro Anderson Torres, o almirante Almir Garnie, ex-comandante da Marinha, e o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência.

Os oito compõem o primeiro núcleo de denunciados, chamado de "núcleo crucial" da tentativa de golpe. Segundo a PGR, "deles partiram as principais decisões e ações de impacto social" para a conspiração.

Com a decisão do STF nesta quarta-feira, 26, os denunciados passaram a responder às acusações da PGR na Justiça. O julgamento do mérito da denúncia, ou seja, que decide se os réus são culpados ou não ocorrerá após a etapa de instrução do processo, que conta com interrogatórios, oitiva de testemunhas e apresentação de defesa.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsonaro responde Lula e diz que só 'imbecil' acredita em plano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!