MAIS LIDAS
VER TODOS

Transmissão na internet

Bolsonaro elogia ditadura da Venezuela ao comentar voto impresso

Ex-presidente fez declaração durante live nas redes sociais: "Maduro deu sinais de eleições justas"

Juliano Galisi (via Agência Estado)

·
Bolsonaro e filhos durante transmissão nas redes sociais
Icone Camera Foto por Reprodução
Bolsonaro e filhos durante transmissão nas redes sociais
Escrito por Juliano Galisi (via Agência Estado)
Publicado em 29.01.2024, 17:01:00 Editado em 29.01.2024, 17:00:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Ao elogiar o sistema de votação da Venezuela, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) relativizou a ditadura no país vizinho. "Maduro deu sinais de eleições justas, com o voto eletrônico ao lado do voto impresso", afirmou Bolsonaro em transmissão nas redes sociais neste domingo, 28, referindo-se a um plebiscito que o ditador Nicolás Maduro convocou no dia 3 de dezembro de 2023.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: PF apreendeu computador da Abin em endereço de Carlos Bolsonaro, diz jornalista

Na mesma transmissão ao vivo, porém, o ex-presidente mencionou a perseguição aos opositores políticos do ditador venezuelano, com a retirada de vários deles da disputa. Isso, porém, apenas após dizer que o voto impresso havia sido "o primeiro passo" da Venezuela para honra com o compromisso de realizar, no pleito presidencial deste ano, uma eleição livre.

continua após publicidade

Os principais adversários de Nicolás Maduro nas urnas tiveram os direitos políticos cassados pela Suprema Corte venezuelana. Ao elogiar o voto impresso e falar em "eleições justas", o ex-presidente também desconsiderou que, no país vizinho, as eleições não contam com o respaldo de observadores independentes, não há imprensa livre e os opositores são reprimidos por meio de polícias políticas.

Lula já disse que democracia é conceito relativo ao tratar da Venezuela

O plebiscito ao qual Bolsonaro aludia foi uma consulta popular sobre a anexação do território do Essequibo, de soberania da Guiana. Não é a primeira vez que Bolsonaro se refere ao plebiscito sobre Essequibo para reforçar a tese em favor do voto impresso. No dia 8 de dezembro de 2023, em entrevista à Mitre, emissora de rádio argentina, o ex-presidente alegou que Nicolás Maduro "deu uma lição de moral" no Brasil ao adotar o voto em papel. Bolsonaro estava na Argentina para a cerimônia de posse do presidente eleito Javier Milei.

continua após publicidade

Ao relativizar a ditadura venezuelana, Jair Bolsonaro incorre na mesma opinião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em entrevista à Rádio Gaúcha em junho de 2023, o petista foi questionado sobre a proximidade de setores da esquerda com o regime no país vizinho. Em resposta, afirmou que "o conceito de democracia é relativo", alegando que qualificar a Venezuela como ditadura era uma "narrativa".

O petista também usou as eleições convocadas por Nicolás Maduro como justificativa para o seu ponto de vista. "A Venezuela tem mais eleições do que o Brasil. O conceito de democracia é relativo para você e para mim. Eu gosto de democracia, porque a democracia que me fez chegar à Presidência da República pela terceira vez", disse Lula à rádio.

O que Bolsonaro já disse sobre voto impresso

continua após publicidade

Ao recorrer até mesmo ao sistema eleitoral de uma ditadura para qualificar a ideia do voto impresso, Jair Bolsonaro insiste na tese que o levou à inelegibilidade. Em 18 de julho de 2022, o então presidente convocou uma reunião com embaixadores estrangeiros para colocar em suspenso o sistema eleitoral do País.

O episódio foi denunciado na Justiça Eleitoral por partidos de oposição e, em junho de 2023, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os direitos políticos do ex-presidente por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Desde a implementação da urna eletrônica no País, em 1996, nunca houve prova ou evidências de fraudes envolvendo o sistema, mas a alegação de que o sistema eleitoral era falho permaneceu no discurso de Jair Bolsonaro durante ano. Enquanto presidente, ele chegou a patrocinar uma iniciativa parlamentar do gênero, mas a proposta acabou rejeitada pela Câmara dos Deputados. E, mesmo derrotada no Legislativo, ele continuou a utilizar a tese em discursos inflamados para apoiadores.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Bolsonaro elogia ditadura da Venezuela ao comentar voto impresso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!