Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Política

publicidade
POLÍTICA

Barroso escala Zanin para analisar resolução da Câmara que suspende ação do golpe

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu delegar ao ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, a atribuição de analisar a resolução da Câmara dos Deputados que determinou a suspensão da ação penal do plano de golpe contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

Em despacho nesta terça-feira, 8, Barroso encaminhou a decisão da Câmara dos Deputados à presidência da Primeira Turma do STF "para deliberação".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

"Considerando que a ação penal sustada por decisão da Câmara dos Deputados encontra-se sob a jurisdição da Primeira Turma, encaminhem-se os autos à Presidência da Primeira Turma deste Supremo Tribunal Federal, para deliberação", escreveu o presidente do STF.

Barroso evitou comentar publicamente a ofensiva com a Câmara.

Zanin há havia avisado ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), que a suspensão do processo não era uma opção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Estadão apurou que o STF pretende ignorar a ordem da Câmara e dar seguimento ao processo criminal. Ministros consideram que a resolução extrapola o que está previsto na Constituição e, por isso, não vão cumprir a decisão.

Após a manifestação da presidência da Primeira Turma, o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação penal, deve suspender a tramitação apenas em relação aos crimes de dano ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado, cometidos após a diplomação. Esses são os crimes relacionados aos atos de vandalismo do 8 de Janeiro de 2023.

Fora isso, o processo deve seguir normalmente em relação a Ramagem e aos demais réus, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Política

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline