MAIS LIDAS
VER TODOS

ACIONISTA

Após comprar ações, Arilson Chiorato vota contra privatização da Copel

Deputado participou nesta segunda-feira (10) da Assembleia Geral Extraordinária (AGE)

Da Redação

·
Arilson Chiorato (PT), deputado estadual
Icone Camera Foto por Divulgação
Arilson Chiorato (PT), deputado estadual
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.07.2023, 21:06:37 Editado em 10.07.2023, 21:06:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O deputado Arilson Chiorato (PT) comprou ações no início deste mês para acompanhar de perto os trâmites envolvendo o processo de privatização da Companhia Paranaense de Energia (Copel) e, nesta segunda-feira (10/07), participou da Assembleia Geral Extraordinária (AGE), votando contra a transformação da empresa em capital disperso sem acionista controlador. “Votei contra a entrega da Copel ao mercado financeiro, assim como o BNDES, porque a privatização será prejudicial ao Paraná, tanto no aspecto econômico quanto social”, afirma o deputado Arilson Chiorato (PT), coordenador da Frente Parlamentar das Empresas Públicas e das Estatais.

continua após publicidade

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) também se manifestou contrário à entrada da companhia no chamado Novo Mercado da B3, por entender que a mudança levaria a um desequilíbrio dos interesses dos acionistas minoritários da empresa. Ontem, o BNDESPAR (Participações) pediu a retirada de quatro itens de votação na assembleia de hoje, o que foi atendido, mas não impediu que fosse votado e aprovado a transformação da empresa pública em corporação. Porém, a entrada no segmento de Novo Mercado será analisada em nova assembleia e deliberada pelos acionistas, assim como os outros itens retirados da pauta desta segunda-feira.

-LEIA MAIS: Projeto de lei estipula horários de som em bares; saiba quais

continua após publicidade

“Entendemos que o posicionamento contrário do BNDES é um avanço, uma vez que a retirada desses itens, que atende um pedido dos deputados de Oposição da Assembleia Legislativa e também da Bancada Federal, do PT, por exemplo, impediu o agravamento da situação da Copel, que teve hoje autorizada sua transformação em capital disperso, mas o Governo do Estado continua seu maior acionista e com poder de veto”, exemplifica o deputado.

Outro ponto retirado de pauta a pedido do BNDES e, de suma importância, na avaliação do parlamentar envolve a mudança no estatuto da Copel. “Foi retirado de pauta esse item, ou seja, o estatuto da Copel não será reformado e consolidado e ainda as ações extraordinárias e preferenciais não serão equiparadas. Com isso, não vai ter a diluição conforme previsto e o Estado continuará o sócio majoritário”, explica.

Por outro lado, o coordenador da Frente das Estatais e Empresas Públicas reforça que os trabalhos para impedir a entrega da Copel ao mercado financeiro permanece. “A luta contínua. Agora, na esfera judicial, as nossas intervenções, as nossas denúncias de irregularidades, vão servir de base para o processo jurídico. A luta contínua. A Copel é nossa!”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Política

    Deixe seu comentário sobre: "Após comprar ações, Arilson Chiorato vota contra privatização da Copel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!