Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
2021

Virada do ano tem queima de fogos barulhentos em Curitiba e incidentes no interior

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Virada do ano tem queima de fogos barulhentos em Curitiba e incidentes no interior
Autor Foto: AEN

A virada do ano em Curitiba teve, sim, a queima de fogos de artifício. Como acontece todos os anos, a população foi para as ruas e soltou os fogos na passagem de ano. Mas, um detalhe, muitos soltaram rojões ou fogos com estampido, ou seja, que fazem barulho de explosão, o que é proibido na Capital desde 20 de dezembro deste ano conforme lei municipal. As informações são do jornal Bom Dia Paraná, da RPC, desta sexta-feira (1).

A reportagem mostrou que os fogos com barulho foram comuns na virada na Capital. Desde o dia 20 de dezembro, soltar fogos de artifício com estampido é proibido em Curitiba. É nesta data que entrou em vigor a lei sancionada pelo prefeito Rafael Greca no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Além da apreensão e destruição do material, está prevista a aplicação de multas de R$ 5,3 mil a R$ 18 mil, de acordo com a gravidade da infração, relacionada à intensidade dos fogos, não interrupção ou reincidência.

A proposição veio da Câmara Municipal de Curitiba e dispunha sobre a proibição da queima, soltura e manuseio de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos de alto impacto ou com efeitos de tiro em recintos fechados e ambientes abertos, em áreas públicas e locais privados, em todos os períodos do ano.

Podem ser usados fogos de artifício com efeitos de cores, os ditos luminosos, que produzem efeitos visuais sem tiro, das categorias A e B (fogos de vista, sem estampido; foguetes com ou sem flecha, sem bomba; além dos "pots-à-feu", "morteirinhos de jardim", "serpentes voadoras" e outras equiparáveis .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fiscalização será responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Guarda Municipal. A demanda é, principalmente, da causa da proteção animal, mas também beneficia crianças, especialmente as portadoras do Transtorno do Espectro Autista, e idosos, que também sofrem com os barulhos dos fogos.

Interior - Os fogos de artifício também podem ter provocado um incêndio em um caminhão em Maringá. O veículo ficou destruído, e os bombeiros suspeitam que ele foi atingido por um artefato como fogos de artifício, por acidente ou até mesmo intencional.

Da Redação Bem Paraná

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline