Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CORREDOR DA HONRA

Vídeo: Equipe aplaude corpo de jovem após doação de órgãos no PR

Adolescente de 16 anos, diagnosticado com meningite, teve morte cerebral; órgãos beneficiaram três pacientes

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Vídeo: Equipe aplaude corpo de jovem após doação de órgãos no PR
Autor Foto por Reprodução/ Redes Sociais - Eduardo Pedroso morreu dois dias após ser internado, ele estava com meningite.

A equipe da Santa Casa de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, prestou uma homenagem emocionante ao adolescente Eduardo Wazne Pedroso, de 16 anos, após a família autorizar a doação de órgãos. Em um vídeo divulgado pelo hospital, profissionais de saúde aplaudem o corpo do jovem durante o chamado “Corredor da Honra”, na despedida.

LEIA MAIS: Adolescentes atropeladas em rodovia do PR morreram de mãos dadas

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

“Quando você doa, a vida renasce. Hoje o Hospital Santa Casa se encheu de silêncio, lágrimas e gratidão. Em um gesto de imenso amor, sua família escolheu a doação de órgãos, permitindo que a vida renasça em muitos”, publicou a instituição nas redes sociais.

Eduardo morreu na sexta-feira (19), dois dias após ser diagnosticado com meningite. Segundo o hospital, ele havia procurado atendimento médico relatando dor de ouvido e fortes dores de cabeça.

Durante a internação, o caso mobilizou moradores da cidade. Correntes de oração foram organizadas nas redes sociais e em igrejas católicas. Após a confirmação da morte cerebral, a família autorizou a doação de órgãos.

publicidade

De acordo com a Santa Casa, a infecção foi controlada, o que permitiu que os rins e o fígado de Eduardo fossem doados, salvando a vida de três pacientes. O sepultamento aconteceu no sábado (20), em cerimônia divulgada pelos familiares nas redes sociais do próprio adolescente. Veja o momento:


Equipe aplaude corpo de jovem após doação de órgãos no PR.Adolescente de 16 anos, diagnosticado com meningite, teve morte cerebral; órgãos beneficiaram três ... TNOnline TV

Situação da meningite no Paraná

publicidade

Em 2025, o Paraná já registrou 47 casos de doença meningocócica (DM), com 12 mortes confirmadas. A enfermidade, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, pode evoluir para quadros graves, como a meningite.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) explica que a transmissão ocorre por meio de gotículas respiratórias. Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, vômitos e manchas avermelhadas na pele.

O SUS oferece vacinas contra a meningite a partir dos 3 meses de idade. Em 2024, a cobertura vacinal no estado foi de 91,89% na primeira dose aplicada em bebês. Já em 2025, até 20 de setembro, o índice estava em 83,15%.

publicidade

Doação de órgãos

A doação de órgãos no Paraná só acontece com o consentimento da família do paciente, mesmo que haja manifestação em vida. Esse processo é conduzido pelo Sistema Estadual de Transplantes (SET).

No primeiro semestre de 2025, o índice de recusa familiar no estado foi de 31%, bem abaixo da média nacional, que chega a 45%.

publicidade

Em agosto, outro caso repercutiu: uma missão aérea levou um coração de Ponta Grossa até Curitiba, garantindo um transplante em tempo recorde.



publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline