Vídeo: Equipe aplaude corpo de jovem após doação de órgãos no PR
Adolescente de 16 anos, diagnosticado com meningite, teve morte cerebral; órgãos beneficiaram três pacientes

A equipe da Santa Casa de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, prestou uma homenagem emocionante ao adolescente Eduardo Wazne Pedroso, de 16 anos, após a família autorizar a doação de órgãos. Em um vídeo divulgado pelo hospital, profissionais de saúde aplaudem o corpo do jovem durante o chamado “Corredor da Honra”, na despedida.
LEIA MAIS: Adolescentes atropeladas em rodovia do PR morreram de mãos dadas
“Quando você doa, a vida renasce. Hoje o Hospital Santa Casa se encheu de silêncio, lágrimas e gratidão. Em um gesto de imenso amor, sua família escolheu a doação de órgãos, permitindo que a vida renasça em muitos”, publicou a instituição nas redes sociais.
Eduardo morreu na sexta-feira (19), dois dias após ser diagnosticado com meningite. Segundo o hospital, ele havia procurado atendimento médico relatando dor de ouvido e fortes dores de cabeça.
Durante a internação, o caso mobilizou moradores da cidade. Correntes de oração foram organizadas nas redes sociais e em igrejas católicas. Após a confirmação da morte cerebral, a família autorizou a doação de órgãos.
De acordo com a Santa Casa, a infecção foi controlada, o que permitiu que os rins e o fígado de Eduardo fossem doados, salvando a vida de três pacientes. O sepultamento aconteceu no sábado (20), em cerimônia divulgada pelos familiares nas redes sociais do próprio adolescente. Veja o momento:
Equipe aplaude corpo de jovem após doação de órgãos no PR.Adolescente de 16 anos, diagnosticado com meningite, teve morte cerebral; órgãos beneficiaram três ... TNOnline TV
Situação da meningite no Paraná
Em 2025, o Paraná já registrou 47 casos de doença meningocócica (DM), com 12 mortes confirmadas. A enfermidade, causada pela bactéria Neisseria meningitidis, pode evoluir para quadros graves, como a meningite.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) explica que a transmissão ocorre por meio de gotículas respiratórias. Entre os principais sintomas estão febre alta, dor de cabeça, rigidez na nuca, náuseas, vômitos e manchas avermelhadas na pele.
O SUS oferece vacinas contra a meningite a partir dos 3 meses de idade. Em 2024, a cobertura vacinal no estado foi de 91,89% na primeira dose aplicada em bebês. Já em 2025, até 20 de setembro, o índice estava em 83,15%.
Doação de órgãos
A doação de órgãos no Paraná só acontece com o consentimento da família do paciente, mesmo que haja manifestação em vida. Esse processo é conduzido pelo Sistema Estadual de Transplantes (SET).
No primeiro semestre de 2025, o índice de recusa familiar no estado foi de 31%, bem abaixo da média nacional, que chega a 45%.
Em agosto, outro caso repercutiu: uma missão aérea levou um coração de Ponta Grossa até Curitiba, garantindo um transplante em tempo recorde.